Religioso é suspeito de comandar esquema que teria desviado R$ 2 milhões da diocese da cidade do Entorno do DF
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Após o escândalo de desvio de dízimos e doações envolvendo a diocese de Formosa, o Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira (21), o arcebispo de Uberaba/MG, dom Paulo Mendes Peixoto (foto de destaque), como novo administrador apostólico da diocese da cidade de Goiás, no Entorno do DF. A informação é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A nomeação ocorre dois dias após o Ministério Público desarticular suposto esquema que envolveu o bispo de Formosa, dom José Ronaldo, além de um monsenhor, três padres e um juiz eclesiástico. Todos foram presos.
Os recursos que teriam sido desviados, mais de R$ 2 milhões, seriam provenientes de dízimos, doações, taxas oriundas de batismo e casamento, além de arrecadações vindas dos fiéis para a realização de festas religiosas. Ao todo, os policiais cumpriram nove mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.
Durante a operação, também foram apreendidas caminhonetes da diocese de Formosa que estavam sob posse de terceiros, além de grande quantia de dinheiro em espécie, inclusive em moeda estrangeira, relógios, celulares e computadores. Até uma fazenda de gado e casas lotéricas teriam sido compradas pelos religiosos, com o uso de laranjas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!