Inflação do mês de agosto é a menor desde início do Plano Real, diz IBGE

O resultado histórico no ano ocorre após o IPCA ter registrado alta de 0,19% no mês de agosto, a menor variação para o mês desde 2010.

Inflação do mês de agosto é a menor desde início do Plano Real, diz IBGE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A inflação acumulada nos oito primeiros meses do ano foi de 1,62%, a menor taxa para o período desde a implantação do Plano Real, em 1994. Os dados referentes ao IPCA foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. A meta perseguida pelo governo para este ano varia entre 3% e 6%, por causa da margem de tolerância – o centro é de 4,5%.

O resultado histórico no ano ocorre após o índice de preços ter registrado alta de 0,19% no mês de agosto, a menor variação para o mês desde 2010. Em julho, a alta nos preços havia sido de 0,24%. A inflação acumulada em 12 meses até agosto é de 2,46%.

Apenas dois dos nove grupos monitorados pelo IBGE apresentaram queda no último mês, o de alimentação (1,07%) e o de comunicação (0,56%). Segundo o IBGE, a principal queda nos preços foi da alimentação, que teve o quarto mês consecutivo de baixa em razão da safra recorde. “Os destaques foram: feijão-carioca (-14,86%), tomate (-13,85%), açúcar cristal (-5,90%), leite longa vida (-4,26%), frutas (-2,57%) e carnes (-1,75%).”, diz o instituto. No grupo comunicação, o destaque ficou com as contas de telefone celular que ficaram, em média, 1,57% mais baratas.

Entre as altas, os destaques foram nos transportes (1,53%) e na habitação (0,57%). A alta no primeiro grupo foi causada pelo aumento nos combustíveis, e praticamente anulou a queda no preço dos alimentos. “O litro do etanol ficou, em média, 5,71% mais caro. Já a gasolina subiu 7,19% em razão do aumento na alíquota do PIS/COFINS em vigor desde julho e da política de reajustes de preços dos combustíveis.”, disse o IBGE.

A inflação em ritmo fraco é um dos motivos que tem levado o Comitê de Política Monetária (Copom) a reduzir a taxa básica de juros, a Selic. O comitê anunciará na tarde desta quarta o novo patamar dos juros, após reunião. Os economistas estimam que haverá novo corte de 1 ponto porcentual, com a taxa indo de 9,25% para 8,25%. O aumento menor nos preços também é apontado por especialistas como fator que fez as famílias consumirem mais no 2º trimestre do ano, contribuindo para alta do PIB divulgada na última sexta-feira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS