Horário de Verão acaba neste fim de semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal vão “recuperar” uma hora a mais de descanso. Isso porque de hoje, 21, para amanhã, 22, termina oficialmente o Horário de Verão. Portanto, é preciso atenção e lembrar que à meia-noite todos deverão voltar os relógios para 23h.
No Brasil a primeira modificação nos relógios aconteceu entre os anos de 1931 e 1932 e teve a duração de cinco meses. Hoje é menor, quatro meses, e desde 1985 o país modifica o horário anualmente sem interrupções. O principal objetivo da manobra é aproveitar melhor a luz natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade principalmente no final da tarde, quando se registra maior consumo.
Nesta 40ª edição do Horário de Verão, conforme o Ministério de Minas e Energia, a expectativa é chegar a uma redução média de 4,5% na demanda do país em horários de pico. O resultado é 0,5% de economia geral nos quatro meses de hora atrasada. Mesmos patamares registrados no ano anterior. A economia equivale à metade do consumo mensal de uma cidade como Curitiba (PR), cuja população chega a quase 2 milhões de pessoas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!