A Polícia Militar apreendeu na noite desta quinta-feira (2) dois suspeitos de cometer assaltos na região da USP (Universidade de São Paulo). Os policiais entraram em uma sala de aula do Núcleo de Consciência Negra e localizaram um dos jovens. A ação foi filmada por alunos.
De acordo com a PM, dois adolescentes foram vistos de bicicleta na Cidade Universitária e, ao serem abordados pelos policiais, jogaram um objeto no chão e correram para o interior de um dos prédios da universidade e foram para uma das salas. A PM entrou, armada, no local e encontrou um dos jovens.
No vídeo, divulgado pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP (veja abaixo), é possível ver que o garoto diz que "não está com nada" e chega a levantar a camisa para provar que não está armado. Durante a confusão, o professor que estava no local conversa com o policial que explica que está fazendo uma abordagem. Na presença dos alunos, o outro suspeito é levado para a mesma sala. Os dois garotos são menores de 18 anos e são irmãos.
A filmagem mostra ainda um dos meninos dizendo que foi ameaçado pela polícia:
— Você falou que ia me matar, eu te conheço. Eu não tenho nada.
A PM informou que, acompanhados de um dos alunos da USP, foi feita uma varredura no trajeto dos garotos e foi localizado um revólver calibre 38. Os dois foram levados ao 91º Distrito Policial, onde, ainda de acordo com a polícia, foram reconhecidos por duas vítimas de assalto na região. A PM declarou desconhecer o vídeo divulgado pelos alunos da USP.
Em nota, o SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da USP) afirmou que o sindicato vem denunciando o recrudescimento da violência policial na Universidade contra o movimento dos trabalhadores e estudantes. O órgão defende a união de entidades da USP: SINTUSP, ADUSP, DCE, Núcleo de Consciência Negra, Centros Acadêmicos e outros para exigir a desmilitarização da universidade e o fortalecimento da guarda universitária.