Começa hoje o maior campeonato de futebol do mundo

Começa hoje o maior campeonato de futebol do mundo

Começa hoje o maior campeonato de futebol do mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O final da maioria dos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, começa neste sábado a principal competição de futebol do País. Mas o que cada um dos 20

times fez para se preparar para a Série A do Brasileiro, um torneio com nível de competitividade e dificuldade bem mais elevado do que qualquer regional? Teve time que foi mal no primeiro semestre fazendo reformulação, campeão que mexeu em poucas peças e até clube que, sem dinheiro em caixa, não teve muito como se mexer. Confira aqui o que muda (ou pode mudar) em cada uma das 20 equipes da elite.

Atlético-MG

Campeão estadual e vivo na briga pela Libertadores , o Galo deve ter poucas mudanças para o segundo semestre. A principal alteração no elenco foi a saída do volante Pierre, que já vinha tendo pouco espaço no time titular e foi negociado com o Fluminense. Na frente, a "ressurreição" de Jô após mais de um ano sem fazer gols pode significar uma alternativa interessante a Lucas Pratto.

Atlético-PR

Depois de um primeiro semestre decepcionante, no qual lutou para não cair no Campeonato Paranaense , o Atlético-PR entra sob desconfiança no Brasileiro. Já chegaram o técnico Milton Mendes, o volante Jadson e o atacante Walter, além do lateral direito Matheus Ribeiro, que veio do Ypiranga-RS para uma posição carente no time. Mais novidades para o campeonato nacional são o meia Giovanni, revelado no Corinthians , que veio por empréstimo, e o lateral esquerdo Luiz Paulo, ex-Madureira.

Avaí

O Avaí fez uma campanha desastrosa no Catarinense, terminando em último na primeira fase e brigando para não ser rebaixado. Com isso, uma grande reformulação está em curso para não dar vexame na Série A. Nada menos que dez reforços já foram confirmados na Ressacada: os laterais Nino Paraíba, Everton Silva, Guilherme Santos e Romário; o zagueiro Emerson, ídolo do clube; os volantes Adriano e Rudnei; o meia Juninho; e os atacantes Hugo e Conrado. Gilson Kleina terá que quebrar a cabeça para montar o time.

Chapecoense

A Chape não conseguiu chegar à final do Catarinense, mas fez uma campanha digna no Estadual. Até agora, as principais mudanças para o Campeonato Brasileiro foram as chegadas do meia Wagner, que fez um bom Gaúcho pelo Cruzeiro-RS, e do atacante Edmílson, ex-Vasco e Red Bull. Já o volante Bruno Silva veio da Ponte Preta e foi apresentado, mas a transferência ainda não foi reconhecida pelo clube paulista.

Corinthians

Depois de um início de ano empolgante, com uma grande sequência invicta e futebol envolvente em alguns momentos, o Corinthians enfrenta um período de queda de rendimento. Com problemas financeiros, porém, o clube não fala em grandes contratações para o Brasileiro. A maior dúvida parece mesmo ser a respeito da renovação de Guerrero, cujo contrato termina em julho: o principal jogador do elenco fica ou não fica?

Coritiba

Depois de levar uma surra do Operário na final do Campeonato Paranaense, o Coritiba já começou a se mexer para mudar algumas peças do elenco antes da Série A. O zagueiro Leandro Silva, destaque do J. Malucelli no Estadual, já foi contratado. Já o meia-atacante Mazinho, que estava emprestado pelo Palmeiras , não deve permanecer para a sequência da temporada.

Cruzeiro

O bicampeão Cruzeiro tem a inglória tarefa de tentar o tri sem vários de seus principais jogadores das duas últimas conquistas. O técnico Marcelo Oliveira ainda não fez o time convencer em 2015, e a única contratação confirmada para o Brasileiro, por enquanto, é a do lateral esquerdo Fabrício, emprestado pelo Inter. Já entre as saídas, o lateral reserva Breno Lopes foi emprestado ao Fluminense , e o meia-atacante Júlio Baptista, atualmente lesionado, não vai ficar após o fim de seu contrato no meio do ano.

Figueirense

Vice-campeão catarinense, o Figueirense apostou em dois nomes de muita experiência para fazer uma boa campanha no Brasileiros: foram contratados o goleiro Felipe, ex-Flamengo e Corinthians, e o meia Carlos Alberto, com passagem por todos os clubes grandes do Rio de Janeiro. Outro que chegou foi um nome menos baladado – o atacante Everaldo, ex-Grêmio.

Flamengo

A principal novidade para o segundo semestre do Flamengo deve ser o lateral esquerdo Armero, titular da seleção colombiana e com passagem anterior no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras . Por outro lado, o principal atacante do time pode sair: Marcelo Cirino estaria na mira do Benfica, segundo a imprensa portuguesa.

Fluminense

Depois de fazer um Campeonato Carioca irregular e trocar de treinador no meio do Estadual, o Flu se mexeu para reforçar o elenco visando o Brasileiro. A grande novidade foi a volta de Magno Alves, aos 39 anos, que vai voltar a vestir a camisa tricolor 13 anos depois. Também chegaram os zagueiros Artur ( Atlético-GO ) e Antônio Carlos (São Paulo), o volante Pierre (Atlético-MG) e o lateral Breno Lopes (Cruzeiro). Já o atacante Walter saiu para o Atlético-PR.

Goiás

Mesmo campeão estadual, o Goiás não se acomodou e reforçou bastante o elenco para jogar a Série A do Brasileiro. Da vice-campeã goiana, a Aparecidense, vieram o meia-atacante Robert, o meia William Kozlowski e o lateral Clayton Sales (que estava emprestado pelo próprio Goiás). Outros reforços foram o zagueiro Fred, o lateral Rafael Forster, o volante Patrick e o atacante Wesley. O técnico Hélio dos Anjos terá bastante material novo com o qual trabalhar.

Grêmio

Os primeiros meses do Grêmio não foram tão convincentes, e o time tricolor perdeu a final do Campeonato Gaúcho para o rival Internacional. Ainda assim, sem muito poder financeiro para investir, as contratações tem sido modestas: até agora, chegou só o goleiro Bruno Grassi, destaque do Estadual, para a reserva de Marcelo Grohe, que vai desfalcar o time por causa da Copa América . Por outro lado, o time vai se livrando de jogadores caros: Kleber enfim vai deixar o Grêmio , enquanto o uruguaio Cristian Rodríguez, apesar de ter acabado de chegar, também já rescindiu seu contrato.

Internacional

A grande dúvida do campeão gaúcho para a sequência da temporada era a permanência do meia Alex, mas o ídolo colorado renovou na última sexta-feira o seu contrato até 2017. Fora isso, a já conhecida saída do lateral esquerdo Fabrício para o Cruzeiro é a mudança mais significativa no elenco de Diego Aguirre, que parece bem robusto para a sequência da temporada. A recente chegada de Lisandro López fortaleceu ainda mais o ataque.

Joinville

O campeão catarinense Joinville já fez algumas mudanças em seu elenco para disputar a Série A do Brasileiro. O meia Eduardo rescindiu seu contrato, o atacante Fabinho não deve permanecer após o fim do vínculo em maio, e o zagueiro Danrlei, o lateral Luiz Felipe e o atacante Rafael Furlan devem ser emprestados. Já o goleiro Jhonatan, campeão paranaense pelo Operário, volta ao JEC para o Brasileiro..

Palmeiras

O Palmeiras não para mesmo de contratar, e já fechou com o meia Fellype Gabriel para a disputa do Campeonato Brasileiro. Outro reforço que enfim deve começar a ganhar espaço é o lateral esquerdo Egídio. Já a permanência de Valdivia é uma incógnita, já que seu contrato só vai até agosto. Outra possibilidade é o retorno do meia Mazinho, atualmente emprestado ao Coritiba , mas que dificilmente deve ser aproveitado por Oswaldo de Oliveira.

Ponte Preta

De volta à Série A em 2015 e eliminada do Campeonato Paulista de forma polêmica pelo Corinthians nas quartas de final, a Ponte Preta se mexe para a sequência da temporada. Dispensou os atacantes Fábio Santos e Fagner, mas contratou para seus lugares Felipe Azevedo, do Sport, e Cesinha, do Bragantino . Já o meia Danilo Neves foi emprestado ao Boa Esporte.

Santos

O campeão paulista Santos terá como uma de suas novidades para o segundo semestre o meia-atacante Rafael Longuine, que foi um dos principais goleadores do Estadual com a camisa do Audax. Mas o principal foco de discussão sobre o elenco santista é a permanência de Robinho, que tem contrato até o meio do ano e pertence ao Milan, da Itália. Para ficar com o ídolo, o Santos já cogitou até mandar atletas jovens em troca para o time italiano, como o zagueiro Gustavo Henrique ou o atacante Gabriel.

São Paulo

Começando mal a temporada, mas crescendo de produção nas últimas semanas, o São Paulo se mexeu pouco para o Brasileiro. Na verdade, a única novidade foi a saída do zagueiro Antônio Carlos, que nem vinha sendo aproveitado e trocou de ares para jogar no Fluminense . Quanto ao comando no banco de reservas, nenhum novo treinador deve pintar por enquanto: o "eterno interino" Milton Cruz foi efetivado para a sequência da temporada.

Sport

Único representante nordestino na Série A de 2015, o Sport perdeu Felipe Azevedo, que foi para a Ponte Preta, mas contratou um reforço à altura: Hernane "Brocador", ex-Flamengo, que trocou o mundo árabe pela Ilha do Retiro. A diretoria prometeu mais duas ou três chegadas, mas por enquanto o treinador Eduardo Baptista não tem novidades no elenco.

Vasco

Três reforços bastante conhecidos do futebol carioca desembarcaram no atual campeão do estado: o volante Diguinho, ex-Fluminense, o lateral Júlio César, ex- Botafogo , e o atacante Éder Luís, que já passou pelo próprio Vasco. O último reforço foi o meia Jackson Caucaia, campeão paulista de 2014 pelo Ituano e que também jogou pelo time de Itu nesta temporada.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS