Estrangeiros aprovam recepção dos brasileiros, mas reclamam de preços

A alegria das pessoas, principalmente a dos brasileiros, é o principal motivo dos torcedores estrangeiros que passaram pelas sedes da Copa. 28% das pessoas destacaram esse como um dos principais pontos positivos do país no Mundial.

Estrangeiros aprovam recepção dos brasileiros, mas reclamam de preços

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na memória do torcedor não apenas pelo o que aconteceu dentro de campo. Em pesquisa realizada com 257 fãs de futebol de 36 diferentes nacionalidades, o UOL Esporte levantou que a recepção brasileira e os altos preços são as principais qualidades e defeitos, respectivamente, do país.

A alegria das pessoas, principalmente a dos brasileiros, é o principal motivo dos torcedores estrangeiros que passaram pelas sedes da Copa. 28% das pessoas destacaram esse como um dos principais pontos positivos do país no Mundial. Outros 8% de torcedores ainda citaram a recepção calorosa.

"O despojamento, a vida viva do brasileiro. Na França são todos muito chatos", disse a francesa Cecile Cordiolle, 32 anos, arquiteta.

A segurança, comida e organização também foram qualidades do país destacadas. No entanto, nenhuma delas recebeu mais de 10% dos votos. Com um menor número de lembranças, mas com uma quantidade significativa de citações aparecem as mulheres brasileiras e as baladas.

"O feijão tropeiro (surpreendeu positivamente), nunca imaginei ver um prato desses em um estádio de futebol. E gostei do tratamento das pessoas com os turistas", falou a colombiana Laura Osório, estudante de 23 anos.

Curiosamente, a mesma segurança apontada como qualidade para muitos aparece como defeito para outros. Cerca de 7% de torcedores reclamaram do clima de insegurança do país.

Entre os pontos negativos apontados pelas pessoas, o que se destaca são os preços praticados nos país. De todos os entrevistados, aproximadamente 12% acreditam que os valores cobrados nas mais variadas coisas são altos demais. O taxi é um dos mais citados pelos estrangeiros.

"Os preços são terríveis. Você sabe disso antes de vir, mas só entende de verdade quando chega", afirma o professor chileno Luiz Lodeiro.

Outro fator que ganhou destaque negativo é o trânsito nas cidades. Quase 10% dos turistas apontaram a lentidão nas sedes como algo que deveria ser melhorado.

Pobreza e desigualdade social também aparecem na lista dos problemas do Brasil. 5,5% dos estrangeiros apontam a questão da verba como uma situação que precisa de atenção urgente.

"A passionalidade do brasileiro se manifesta também nas desigualdades sociais. É terrível ver crianças e pessoas vivendo na rua, comendo lixo", aponta a francesa Cecile Cordiolle.

Preocupação na época da Copa das Confederações, as manifestações quase não incomodaram quem veio ao Brasil para a Copa do Mundo. Apenas dois entre os 257 entrevistados viram nos protestos um grande problema do país.

Apesar de algumas reclamações, a maior parte dos estrangeiros não encontraram pontos negativos no Brasil. 32% das pessoas acreditam que o país está dentro das expectativas e não há problemas que mereçam destaque.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS