JULGAMENTO - Ministros do STF concluem hoje voto sobre réus da base aliada do PT acusados de receber o mensalão

JULGAMENTO - Ministros do STF concluem hoje voto sobre réus da base aliada do PT acusados de receber o mensalão

JULGAMENTO - Ministros do STF concluem hoje voto sobre réus da base aliada do PT acusados de receber o mensalão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem concluir nesta segunda-feira (1º) os seus votos em relação a 13 réus ligados a partidos da base aliada do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). A sessão desta segunda é a 30ª do julgamento, que completa dois meses amanhã.
 
Logo no início da sessão, o ministro Dias Toffoli deve terminar de apresentar o seu voto, interrompido no meio na última sessão, ocorrida na quinta-feira, para que ele pudesse participar da sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da qual é integrante.
Em seguida, será a vez dos ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto, presidente do tribunal, se pronunciarem sobre as acusações contra deputados, ex-parlamentares e assessores dos partidos PL (atual PR), PTB, PP e PMDB que teriam recebido dinheiro do PT em troca de apoio político.
 
Na última quinta, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) e mais oito réus que fazem parte do chamado núcleo político foram condenados pela maioria dos ministros por receberem dinheiro das empresas do publicitário Marcos Valério --apontado como o operador do mensalão--, sob orientação do PT. Sobre a sua condenação, Jefferson disse na sexta-feira (28) que não é "vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo".
 
O STF atualmente possui dez ministros – o magistrado indicado para ocupar o 11º lugar, Teori Zavascki, ainda não terminou de ser sabatinado pelo Senado. Para ser condenado pela maioria, cada réu tem que receber seis ou mais votos pela condenação.
 
No total, 13 réus fazem parte deste trecho do item 6 da denúncia, ora analisado pela Corte. São acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha: Pedro Corrêa (PP), Pedro Henry (PP), João Cláudio Genú (PP), o deputado Valdemar Costa Neto (PL), e Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL. Antônio Lamas, irmão de Jacinto, que responde por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, já foi absolvido, pela maioria do plenário, de ambas as imputações.
 

Os ex-sócios da corretora Bônus-Banval (usada como intermediária no repasse do dinheiro), Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg, são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS