Na ocasião, os militares realizaram grande número de atendimentos médicos e odontológicos, além de terem orientado as crianças nas práticas de profilaxia, higiene bucal e escovação. Além disso, houve fornecimento de medicamentos, de acordo com a prescrição dos médicos, e também distribuição de kits dentais (escovas e cremes). Outra atividade que teve grande aceitação pelo público foi o corte de cabelo, realizado gratuitamente. Durante o tempo em que aguardavam sua vez nos diversos pontos de atendimento, as pessoas ainda puderam assistir a algumas palestras, o que lhes deu a oportunidade de conhecer melhor seus direitos e deveres como cidadãos brasileiros.
“O balanço geral foi altamente positivo, graças ao alto grau de comprometimento dos médicos e dentistas do Exército. Eles viajaram mais de 400 Km, em condições desfavoráveis, para chegar até aqui e, mesmo utilizando instalações improvisadas, prestar sua colaboração aos moradores de Jacinópolis. A julgar pelo grande comparecimento da população, percebe-se que a aceitação foi muito boa” - comentou o comandante da 3ª Companhia do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, que está realizando operações militares há mais de 15 dias naquela região, a fim de coibir a ocorrência de delitos ambientais e incrementar o nível de segurança na área.
Segundo o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada na capital, as Ações Cívico Sociais – ACISO - realizadas pelo Exército têm a finalidade de prover assistência e auxílio às comunidades, ajudando a desenvolver o espírito cívico e comunitário dos cidadãos e atender às suas necessidades mais urgentes.
Ao todo, foram realizados mais de 500 atendimentos, com ênfase para a assistência médica e odontológica, trazendo considerável melhora para a qualidade de vida da população.