Representantes dos Estados de Roraima, Rondônia e Amazonas relacionados ao Comércio Exterior estiveram presentes na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nesta terça-feira (14), para uma apresentação das ações da autarquia dentro do Plano Nacional da Cultura Exportadora (2012-2015).
Iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), o plano foi criado em abril de 2011 com o objetivo de desenvolver e difundir a cultura exportadora nos Estados, por meio de várias ações, já desenvolvidas pelos órgãos de governo e ou iniciativas privadas – a exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – dentre elas, a capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior, com a finalidade de aumentar e qualificar a base exportadora do país.
A SUFRAMA é uma das 14 entidades nacionais envolvidas na elaboração e execução do plano. “Reunimos os representantes dos Estados da área de abrangência da autarquia – infelizmente a participação de Acre e Amapá não foi possível – para que possamos estreitar o relacionamento na execução dessas ações”, explicou a coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Gracilene Belota.
Durante a reunião, os técnicos da SUFRAMA apresentaram as ações que já são desenvolvidas dentro do planejamento estratégico da autarquia e que estão inseridas nas ações macro do plano nacional, para análise e discussão junto aos Estados. “A apresentação é importante para somar esforços no desenvolvimento do trabalho e também evitar a duplicidade de ações no momento em que os Estados enviarem seus planejamentos individuais”, apontou Belota.
No dia 02 de março será realizada mais uma reunião sobre o plano em Brasília onde as entidades nacionais apresentarão o resultado das discussões, para então dar início à execução das ações do plano, a partir do mês de abril.