O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.
As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O Projeto Rondon inspira-se nos princípios consagrados pelo Marechal Rondon. Caracteriza-se por ser o esforço concertado do Governo e das Instituições de Ensino Superior, pela aliança entre os estudantes universitários e as comunidades e pela busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar comunitário, áreas de promoção à cidadania e melhoria do bem-estar social, capacitação da gestão pública e da promoção do desenvolvimento local sustentável.
Os Municípios de Rondônia que estarão recebendo o Projeto Rondon no mês de julho são: Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Cujubim, Buritis, Cacaulândia, Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Urupá, Alvorada do Oeste e Ministro Andreazza.
Em face do acima exposto, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva receberá no dia 24 de maio, segunda-feira, os 32 professores do Projeto Rondon que participarão da coordenação do citado Projeto e estarão se deslocando para os municípios, onde realizarão um reconhecimento. Na oportunidade, às 08:00h, no auditório deste Quartel-General, será proferida uma palestra aos professores, por um oficial do Ministério da Defesa, sobre o Projeto Rondon.