SAÚDE - Pesquisa mostra que no país de 1 em cada 4 portadores de catarata fica cego por falta de informação

SAÚDE - Pesquisa mostra que no país de 1 em cada 4 portadores de catarata fica cego por falta de informação

SAÚDE - Pesquisa mostra que no país de 1 em cada 4 portadores de catarata fica cego por falta de informação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A catarata, opacificação do cristalino, é a maior causa de cegueira curável que vem crescendo no mundo todo com o aumento da expectativa de vida da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a incidência anual da doença seja de 0,3%. Baseado nisso, o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta a necessidade de realizar 552 mil cirurgias de catarata ao ano no País. A única forma de evitar a perda total da visão é através do implante de uma lente que substitui o cristalino, mas no Brasil ainda fica cego 1 em cada 4 portadores da doença por falta de informação e medo da cirurgia.

 

É o que mostra um estudo feito pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, com 184 pacientes com idade entre 60 e 84 anos nos últimos 15 meses. Dos 25% (46 pacientes) que já chegaram cegos à avaliação médica, todos tinham mais de 75 anos. Desses, cerca de 70% (32 pacientes) não enxergavam com um dos olhos, enquanto outros 30% (14 pacientes) estavam cegos dos dois olhos. Exames clínicos realizados durante o estudo indicaram diabetes em 15% dos participantes, colesterol alto em 17% e hipertensão em 20%. Segundo Queiroz Neto, além do envelhecimento, estas doenças facilitam a progressão da catarata e por isso sinalizam necessidade de exame de vista anual a partir dos 50 anos. Outros fatores de risco destacados pelo médico são:

·       Exposição ao sol sem proteção ocular

·       Rotina estressante

·       Sedentarismo

·       Maus hábitos alimentares

·       Tabagismo

·       Ingestão diária de bebida alcoólica

·       Traumas oculares

·       Uso prolongado de corticóide, diurético ou tranqüilizante.

 Dos que só procuraram o especialista quando já tinham perdido a visão, 62% apontaram a crença de que a perda da visão é um processo natural do envelhecimento sem solução, como motivo para adiar a cirurgia. Outros 37% afirmaram ter medo de sentir muita dor e até perder a vida durante o procedimento.

O médico diz que não há motivos para temer a cirurgia. Hoje, observa, o procedimento é minimamente invasivo, rápido, indolor, as atividades podem ser retomadas em 24 horas e por ser feito com anestesia tópica (com colírio) o risco de à vida é inexistente. Além disso, explica, quanto mais o procedimento é adiado, maior é a rigidez do cristalino o que dificulta a extração e aumenta o risco de complicações cirúrgicas. Por isso, afirma, é importante saber identificar a doença e procurar o médico para evitar a cegueira.

Os primeiros sinais da catarata são:

·       Alteração da capacidade de enxergar com pouca luz

·       Dificuldade para dirigir à noite

·       Troca frequente do grau dos óculos

·       Perda da visão de cores e contraste

·       Enxergar halos noturnos em volta da luz

Queiroz Neto afirma que além de dificultar as atividades diárias, a opacificação do cristalino diminui a visão de profundidade que facilita quedas e leva à depressão muitos dos portadores de catarata.  A última geração em lentes intra-oculares lançada este ano, ressalta, ganhou uma zona óptica para perto maior. Isso permite regular a quantidade de luz que chega à retina. Esta modificação, explica, aumenta a visão intermediária e de profundidade, resultando em menor fadiga visual no computador.  A nova lente corrige simultaneamente a catarata,  presbiopia, miopia até 14 graus, astigmatismo até 8 graus, além de eliminar aberrações oculares que aparecem com a idade. Significa mais segurança no volante, aumento da visão de cores e contraste. Ele diz que o resultado da cirurgia é bastante previsível, mas o sucesso depende de completa bateria de exames clínicos e biometria de imersão que aumenta em 5 vezes a precisão do cálculo da lente.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS