Especialista cobra votação de projeto de combate à pirataria

Especialista cobra votação de projeto de combate à pirataria

Especialista cobra votação de projeto de combate à pirataria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo explicou José Henrique Werner, representante da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, a proposta tem poder de inibir a pirataria porque altera a legislação penal para punir com maior rigor quem não respeita a lei de Direitos Autorais. Para o especialista, a impunidade pode ser considerada a maior causa para o comércio de produtos piratas no Brasil. O outro motivo, disse, está no valor desses produtos, que custam cerca de metade do preço dos originais e suscitam grande aceitação pelos consumidores.

Conforme explicou, a prática da pirataria envolve outros crimes, como tráfico de drogas e de armas. Ele listou os portos de Rio Grande, Itajaí, Espírito Santo, Santos e Paranaguá como principais portas de entrada dos produtos chineses.Informou também que apenas 30% dos brasileiros não consomem produtos piratas e que os quase 70% que consomem estão distribuídos em todas as classes sociais. O especialista esclareceu ainda que não circulam no país somente produtos piratas importados, mas também existem fábricas nacionais, principalmente de roupas.

José Henrique foi o terceiro especialista a falar sobre o tema na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde está sendo realizado um seminário sobre o assunto. Também expôs suas opiniões o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça, André Luiz Barcellos. Ele explicou que uma das principais ações de combate à pirataria tem sido a redução da carga tributária dos produtos originais, mas alertou que nem sempre esse mecanismo surte o efeito de aumento do consumo como esperado.

Outros dois oradores foram Dorian Mazurkevich, do Escritório Oficial de Patentes e Comércio dos Estados Unidos, e o professor de direito tributário da Universidade Mackenzie de São Paulo Eduardo M. F. Jardim.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS