Sipam monitorará áreas regularizadas pelo programa “Terra Legal”

Sipam monitorará áreas regularizadas pelo programa “Terra Legal”

Sipam monitorará áreas regularizadas pelo programa “Terra Legal”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A estrutura tecnológica do Sistema de Proteção da Amazônia, vinculado à Casa Civil da Presidência da República, auxiliará o Terra Legal a monitorar as propriedades que tiverem suas áreas regularizadas. O Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, contará com o apoio tecnológico do Sipam, garante o diretor de produtos do órgão, Wougran Galvão, em reunião sobre o programa, Brasília. Segundo explicou o secretário executivo adjunto extraordinário do Terra Legal, Carlos Guedes, o programa pretende criar um sistema de monitoramento pós-título das regiões regularizadas. O Terra Legal vai começar a regularização fundiária nas 43 cidades que mais desmataram a floresta amazônica.
 
Uma das situações que mais dificulta o combate ao desmatamento é o fato de muitas áreas não terem um proprietário que possa ser responsabilizado. Com a regularização, cada pedaço de terra terá um dono que poderá ser penalizado caso a legislação de proteção ambiental seja desrespeitada. É para acompanhar a evolução do desmatamento que as imagens feitas pelo Sipam terão um papel fundamental. Ao comparar periodicamente as imagens coletadas pelo radar, será possível identificar a situação das áreas regularizadas.
 

Durante a reunião, Galvão apresentou as principais tecnologias e produtos disponíveis para auxiliar os trabalhos de regularização fundiária e nos demais objetivos de desenvolvimento econômico e social previstos na Operação Arco Verde (preservação da floresta e das demais riquezas naturais da região). O diretor destacou as funcionalidades das tecnologias de captura e tratamento de imagens aéreas, que podem auxiliar nos trabalhos do programa. Também falou sobre a rede de comunicação disponível (VSAT) para apoio ao programa e de projetos especiais, como a Cartografia da Amazônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS