Reservas ambientais, mesmo com a presença de estradas, protegem a Amazônia de incêndios.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As reservas ambientais na Amazônia realmente protegem a floresta contra queimadas? O estudo de um grupo de cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, confirma que sim, mesmo quando essas reservas são cortadas por estradas. Estudos anteriores haviam sugerido que essas vias são as maiores indutoras de desmatamento e incêndios na floresta.
Para rastrear os focos de incêndio na Amazônia brasileira, o trio norte-americano analisou as informações referentes ao período de
"Nosso estudo comprovou que cerca de 90% das queimadas detectadas na Amazônia estavam a menos de
Como os cientistas esperavam, a maior quantidade de focos de incêndios (88%) foi encontrada nos estados de alto impacto humano (Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão), justamente pelo fato de possuírem mais estradas. "Essa informação mostra que, mesmo que as reservas tenham menos focos de incêndios que áreas não protegidas, sua maior efetividade depende da localização", pondera Adeney.
A localização das reservas é mais relevante para a ocorrência de incêndios do que a categoria em que ela se enquadra. Em regiões mais remotas, há menos estradas e, portanto, reservas habitadas e inabitadas têm baixos índices de incêndios. Já em áreas de impacto humano mais alto, o número de estradas e de pessoas é maior, e tanto reservas habitadas quanto inabitadas mostraram uma incidência significativamente maior de incêndios.
"Enquanto reservas de proteção absoluta podem ser melhores para a preservação da biodiversidade, nosso estudo mostra que, para proteger a mata, reservas habitadas, como as extrativistas, também são eficientes", afirma a bióloga.
O estudo também mostrou que, durante as secas provocadas pelo fenômeno climático El Niño, há muito menos focos de incêndio nas reservas em comparação com as áreas sem proteção.
O estudo de Adeney mostrou que, embora não tenham eficiência total, as reservas são uma ferramenta importante para atenuar os impactos do desenvolvimento na Amazônia. "As reservas criadas em março deste ano ao longo da BR-319 [que liga Porto Velho a Manaus], feitas para reduzir o impacto ambiental da pavimentação da estrada, por exemplo, são uma evidência de sua importância", conclui a autora.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!