Diretor do Ibama projeta 'desmate zero' no Amazonas em cinco anos

Relatório mostra queda do desmatamento em florestas virgens. Focos de incêndio também diminuiram no estado

Diretor do Ibama projeta 'desmate zero' no Amazonas em cinco anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Relatório anual das operações de combate ao desmatamento no Amazonas mostra uma queda de mais de 50% nos índices de desmate de áreas primárias (nunca desmatadas) em relação ao ano passado. E mais: segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o índice é o mais baixo dos último cinco anos. "Com essa diminuição acelerada no desmatamento, pode-se fazer uma projeção de um desmate zero em 2013", afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira.
 
Com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os números apontam que o Amazonas registrou 295,64 quilômetros quadrados desmatados este ano, ante 1.558 km² em 2003, segundo fotos colhidas por satélites. No ano passado, foram cortados 610,64 km². Além da redução do desmatamento, o Estado do Amazonas também apresentou este ano o menor índice de focos de calor dos últimos cinco anos. Foram detectados 1.081 focos contra 1.138 no ano passado, diminuindo assim as queimadas associadas às atividades agropastoris.
 
Para o superintendente do Ibama, o fato de o Amazonas ter diminuído o índice dos desmatamentos progressivamente, apresentar uma tendência matemática de diminuição desses índices e ser o Estado da região amazônica menos desmatado pode ser explicado por dois fatores. O principal é a falta de acesso rodoviário às matas. "Quem desmata no Amazonas tem de desbravar mata virgem porque não há estradas", afirmou. Além disso, para ele, a atuação conjunta dos governos estaduais e federal de fiscalização e autuação tem se mostrado eficiente, além da criação de Unidades de Conservação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS