Depois do conflito e duas mortes sem-teto voltam a terreno em Goiânia para recuperar objetos - Com foto

Depois do conflito e duas mortes sem-teto voltam a terreno em Goiânia para recuperar objetos - Com foto

Depois do conflito e duas mortes sem-teto voltam a terreno em Goiânia para recuperar objetos  - Com foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Foto/legenda:

*No IML de Goiânia, o corpo de Wagner da Silva Moreira, morto no conflito com a policia durante a desocupação Parque Oeste Industrial.

*As famílias que foram retiradas quarta-feira de um terreno no Parque Oeste Industrial, em Goiânia (GO), voltaram ao local para recuperar seus objetos. A reintegração de posse deixou duas pessoas mortas e 31 feridas.

*Segundo o tenente-coronel Carlos Antonio Elias, assessor de imprensa da Polícia Militar, a situação está tranqüila nesta quinta. Ele diz que os sem-teto seguiram para abrigos, para casas de parentes ou para os locais onde moravam antes da invasão, ocorrida no ano passado.

*Os sem-teto acusaram a PM de agir com violência durante os trabalhos. Elias negou as acusações e afirmou que houve uma "resistência inicial" por parte dos sem-teto. De acordo com o tenente-coronel, 11 dos 31 feridos são policiais militares.

*"É uma situação muito séria. Houve mortes e muitos ficaram feridos. A nós cabe apurar as responsabilidades", disse o secretário nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

CONFRONTO

*Muitos dos sem-teto foram detidos durante a operação de reintegração de posse. Segundo a Polícia Militar, 140 pessoas foram autuadas e 44 assinaram termos circunstanciados --que garantem a presença dos réus em audiências sobre certa acusação-- devido ao confronto ocorrido na manhã de quarta-feira.

*Os casos foram registrados como resistência à prisão e desobediência, entre outros delitos, segundo o tenente-coronel.

*Foram recolhidas, ainda segundo Elias, 19 armas e munição de diversos calibre, além de coquetéis molotov e bombas de fabricação caseira.

MORTES

*A Polícia Militar afirma que as duas pessoas mortas não foram baleadas pela corporação. Teriam sido atingidas pelos próprios sem-teto, que negam o fato.

*O secretário da Segurança Pública e Justiça de Goiás, Jônathas Silva, disse que a Polícia Militar não efetuou disparos durante a ação. Apenas 20 comandantes estariam portando armas de fogo, e os soldados usavam munição não-letal --como balas de borracha e bombas de efeito moral.

REINTEGRAÇÃO

*Na manhã de quarta, os moradores da área queimaram pneus e montaram barricadas para dificultar a operação de reintegração. A área foi isolada, e comerciantes foram orientados a fechar as portas por medida de segurança.

*Na madrugada de terça, um conflito entre policiais militares e sem-teto havia deixado um tenente baleado. Segundo lideranças dos sem-teto, dois invasores também foram atingidos.

TERRENO

*A área foi ocupada em maio de 2004 e batizada pelos invasores de Condomínio Sonho Real. Entre 3.000 e 4.000 famílias --cerca de 12 mil pessoas-- construíram suas casas no local.

*A reintegração de posse foi dada pela 10ª Vara Cível de Goiânia em setembro de 2004. O governo estadual tentou negociar com os sem-teto para que a desocupação fosse feita de forma pacífica.

*Segundo o advogado Miguel Ângelo Cançado, que representa os proprietários do terreno, o valor da área --localizada em uma região próxima a condomínios de luxo-- é de R$ 38 milhões.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS