Pesquisadores descobriram que fruta pode substituir até 75% da ração, o que pode reduzir custos para produtores
Foto: Divulgação/Embrapa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Peixes criados em tanques geralmente se alimentam de rações convencionais, como aquelas feitas à base de milho. No entanto, um estudo recentemente divulgado pela Embrapa revelou que o resíduo da polpa de goiaba pode ser uma alternativa viável para substituir parte dessas rações e ser utilizada na alimentação de juvenis de tambaqui.
Durante o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores testaram rações experimentais durante um período de 60 dias, alimentando os juvenis de tambaqui duas vezes ao dia.
Veja mais
Como resultado, constataram que a substituição de até 75% da ração convencional pela polpa de goiaba foi bem aceita pelos peixes, o que pode resultar em uma redução significativa nos custos para os produtores.
O tambaqui é uma espécie onívora, o que significa que na natureza se alimenta tanto de alimentos de origem vegetal, como frutos e sementes, quanto de alimentos de origem animal, como insetos, zooplâncton e caramujos.
Essa característica torna o tambaqui facilmente adaptável a dietas à base de rações completas, especialmente aquelas que utilizam ingredientes vegetais.
A escolha da polpa de goiaba como ingrediente alternativo se deve ao fato de ser um recurso não convencional que atende aos requisitos necessários para a produção de ração: disponibilidade em quantidade suficiente na agroindústria, qualidade nutricional adequada para substituir ingredientes convencionais como milho, farelo e óleo de soja, e ausência de sazonalidade.
No entanto, os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Jony Dairiki e Cheila Boijink, identificaram algumas deficiências na polpa de goiaba, como o alto teor de fibra bruta, que pode resultar em um ganho de peso inferior quando comparado aos peixes alimentados com 100% de ração convencional.
Para contornar esse problema, sugerem que as rações sejam melhor equilibradas, por exemplo, utilizando farelo de soja para potencializar os benefícios da polpa de goiaba.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!