GADO: Rotina básica melhora desempenho do rebanho

Primeiramente, é importante ressaltar que a vida do bovino pode ser resumida em três períodos – alimentação, ruminação e ócio

GADO: Rotina básica melhora desempenho do rebanho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem já parou para observar um boi na natureza e acompanhou os comportamentos expressados pelo gado ao longo do dia? Se sim, é possível perceber que os animais mantêm os mesmos hábitos diariamente. A Prodap, empresa mineira de soluções para a pecuária de corte, leite e fábricas de ração animal, destaca como funciona a “rotina do boi” e orienta sobre os principais elementos para o desenvolvimento saudável do rebanho.

Primeiramente, é importante ressaltar que a vida do bovino pode ser resumida em três períodos – alimentação, ruminação e ócio. Dia a dia, o gado expressa esses hábitos, ou seja, sua rotina diária.
 
“Os animais geralmente ‘malham’ sempre no mesmo local, fazendo os chamados ‘malhadores’ do pasto, e sempre estarão em lugares específicos em determinados horários. Geralmente, são três ondas de pastejo. A primeira é de menor duração, começando na madrugada, e há outra de maior duração, que se dá antes do nascer do sol até algumas horas após a alvorada. Um terceiro ciclo ocorre no final do dia, depois que o tempo está mais fresco”, explica Guilherme Reis, diretor de Conhecimento da Prodap.
 
E o que fazem quando não estão pastejando?
 
Normalmente, o gado usa esse tempo fora do pastejo para ruminação, para o ócio, para beber água e para lamber sal; e também há uma rotina dessas atividades.
 
Além disso, quando os animais são conduzidos para o confinamento, observamos também uma rotina, com os horários de maior consumo da dieta ofertada, e horários de descanso e de ruminação muito bem estabelecidos”, complementa Reis
 
O mais interessante é que essa “rotina do boi” está totalmente correlacionada com o desempenho animal. As decisões tomadas no dia a dia pelo time de campo das fazendas e as estruturas colocadas para produção animal vão interferir diretamente no desempenho que o gado vai expressar, e isso é fundamental para tomada de decisão.
 
O básico para o melhor desempenho 
 
Ingestão de água
 
A água é o nutriente mais consumido diariamente pelos animais. Sem a sua correta ingestão, não há maximização do desempenho. Pensando na estrutura do pasto, a posição da água tem total interferência no desenvolvimento do rebanho.
 
Temos alguns fatores envolvidos nessa questão. O mais importante é a distância que um bovino tem predisposição a andar até alcançar a água. O tamanho adequado de um pasto, com água no canto, é em torno de 6,6 ha. Enquanto se a aguada for no centro do pasto, pode chegar até 25 ha. O posicionamento do bebedouro e tamanho do pasto vão interferir diretamente em como ocorrerá o pastejo e também o consumo de água”, comenta o especialista da Prodap.
 
Pastos grandes tendem a não ser uniformes. As áreas próximas ao bebedouro vão concentrar o pastejo e, por consequência, os locais mais distantes (acima dos 365 metros) costumam ter sobra excessiva de pasto. “Muitas vezes o pecuarista define a lotação do rebanho pelo tamanho do pasto.  Nesses casos, o gado vai ter um desempenho abaixo, pois apesar de ter capim, não haverá o consumo como previsto”, afirma Reis.
 
Sal à vontade 
 
Outro ponto importante na “rotina do boi”, apesar de parecer banal, é sempre ter sal à disposição no cocho. A experiência prática de alguns anos na atividade demonstra os impactos da falta de produto no cocho, levando a um aumento de consumo do suplemento, mas com ganho médio diário menor. Isso ocorre devido aos bois dominantes consumirem tudo primeiro, deixando os submissos sem a ingestão do suplemento em quantidades adequadas.
 
“Gerenciar a rotina do boi, com as soluções oferecidas pela Prodap, nos permite entender seu comportamento e compreender todos os pontos de melhoria e ajustes necessários de processos. Acreditamos, cada vez mais, que esse é um caminho sem volta. Fazemos hoje grande parte deste trabalho pelas informações coletadas pelas equipes de campo e já estamos implementando sensores. Assim, conseguimos monitorar a localização geoespacial dos animais, gravamos essa informação a cada intervalo de tempo pré-determinado, e passamos a conhecer onde e quando o rebanho pasteja”, finaliza Reis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS