PLANTIO: Cultivo do Capiaçu deve fortalecer a produção de leite e carne na capital

Clone do “capim-elefante” foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com outras instituições e disponibilizado em 2016

PLANTIO: Cultivo do Capiaçu deve fortalecer a produção de leite e carne na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O período de estiagem na região amazônica causa transtornos na produção de leite e de carne, pois a falta de água provoca a diminuição na oferta de pastagem. Para contornar o problema, uma das alternativas é o plantio do BRS Capiaçu, de alto rendimento na suplementação alimentar, tanto na forma de silagem quanto picado verde.
 
O elevado potencial de produção, de 50 toneladas por hectare ao ano de matéria seca e 250 toneladas por hectare ao ano de capim verde, permite que seja utilizado também na produção de biomassa energética.
 
 
A BRS Capiaçu apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar, além de ter um valor nutritivo maior, se comparada a outras variedades de capim-elefante.
 
 
“O que se gasta com a produção de silagem de BRS Capiaçu é três vezes menos em comparação à silagem de milho ou de sorgo”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio, observando que o prefeito Hildon Chaves pretende alavancar ainda mais a produção rural em todas as regiões de Porto Velho, de acordo com a característica de cada uma.
 
 
“Nós encontramos no distrito de Rio Pardo, na comunidade Marco Azul, vocação nata para a pecuária e, por isso, estamos iniciando o programa de plantio e silagem da BRS Capiaçu nesta localidade”, pontua o secretário, acrescentando que a espécie pode chegar a 4,2 metros de altura e é bastante resistente a pragas como a cigarrinha, justamente pelo tamanho, fato que dificulta o deslocamento da praga.
 
 
“A BRS Capiaçu é adequada para pequenos e médios produtores, pois a produtividade é enorme, exigindo pouco espaço”, destacou Luiz Cláudio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS