A missão empresarial rural contou com a indicação geográfica da região das Matas de Minas para trocar experiências na gestão da atividade cafeeira e conhecer as inovações na produção de cafés especiais.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto Cafeicultura de Rondônia, sob a gestão do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, por meio do Convênio 120/PGE 2016, levou uma missão de 13 produtores para a região de Manhuaçu-Mg. A missão empresarial rural contou com a indicação geográfica da região das Matas de Minas para trocar experiências na gestão da atividade cafeeira e conhecer as inovações na produção de cafés especiais.
Os produtores e os representantes que compõem o comitê gestor do projeto: Seagri; Emater-RO; Embrapa; Câmara Setorial do Café; Ifro e Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia (LACOOP), estiveram em Manhuaçu, que é conhecida como cidade nacional do café, no período de 13 à 17 de agosto. Foram visitadas as propriedades da agricultura familiar que participam da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta, Coorpol, e também conheceram o Sítio Boa Vista, da família Dutra conhecido mundialmente como campeão do concurso Coffee Of The Year 2017 em Minas Gerais durante a semana Internacional do Café.
O analista do Sebrae em Rondônia Sebastião Oliveira, que coordenou a missão, destacou a importância das reuniões realizadas com a Emater de Minas Gerais e com o conselho das entidades do café que direcionam as políticas cafeeiras da Região, com apoio do Sebrae Minas Gerais. Sebastião disse ainda que o Projeto Cafeicultura de Rondônia que abrange sete municípios: Cacoal; Ministro Andreazza; Alvorada do Oeste; São Miguel do Guaporé; Alta Floresta do Oeste; Alto Alegre dos Parecis e Nova Brasilândia, atende diretamente 300 propriedades cafeeiras com foco em gestão, manejo e mercados.
O produtor Antônio Alves Sobrinho de Alvorada do Oeste ressaltou a importância dessa missão, ”porque em Rondônia temos clima, água e topografia e a região visitada é de montanhas, o que torna desafiante a produção de café”, bem como, também frisou, foi muito interessante ver de perto a resultante da sucessão familiar na atividade cafeeira. Para saber mais sobre gestão, sustentabilidade e atividades correlatas do Sebrae, acesse o site sebrae.ro, entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp: (69) 98130-5656.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!