RETOMADA: Ração começa a chegar nas granjas e 42 frigoríficos retomam abates

Outros oito devem retomar o abate em breve

RETOMADA: Ração começa a chegar nas granjas e 42 frigoríficos retomam abates

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a desobstrução parcial das estradas, começou a chegar ração nas granjas de aves e suínos no interior do país, aliviando a fome dos animais, e os frigoríficos retomam devagar suas atividades nesta quarta-feira (30).

 

Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), 42 frigoríficos voltaram a funcionar parcialmente em todo o país e outros oito devem retomar o abate em breve.

 

"Ainda é um ritmo lento, mas o pessoal voltou a trabalhar do jeito que dá", diz Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA. Segundo ele, as plantas que voltaram a operar pertencem a diferentes empresas, como Aurora, BRF, Seara e Coopacol.

 

Um número expressivo de indústrias do setor, no entanto, ainda está parado. O Brasil possui cerca de 170 frigoríficos para abate de aves e suínos e todos foram paralisados nos últimos dias por conta da greve dos caminhoneiros.

 

Conforme informações recebidas pela ABPA, cerca de 10% a 30% da ração diária dos animais também voltou a chegar nas granjas, reduzindo a mortandade e os casos de canibalismo, embora ainda estejam ocorrendo. "O desespero dos bichinhos quando a ração chega é impressionante", conta Santin.

 

A ABPA estima que a greve dos caminhoneiros -que durou mais de 10 dias e só agora começa a se desmobilizar- provocou a morte de 70 milhões de aves e um prejuízo de R$ 3 bilhões para o setor.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS