A temporada 2017/18 terminou em março no Rio Grande do Norte/Ceará
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com isso, melonicultores já começam a planejar a próxima safra. Segundo produtores, os resultados promissores desta campanha e as chuvas que caíram na região nos últimos meses podem animar a renovação dos plantios. Por enquanto, a expectativa é de área estável na temporada 2018/19.
Quanto às exportações brasileiras de melão entre agosto/17 e março/18, totalizaram 224 mil toneladas, apenas 1% abaixo da quantidade embarcada na campanha 2016/17, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A redução do volume pode estar relacionada à recorrente crise hídrica e à consequente queda na produtividade.
Vale lembrar que, apesar de ter chovido no primeiro trimestre de 2018, a crise hídrica nos últimos anos limitou os recursos de irrigação e tornou a água mais salina. Houve relatos, ainda, de que as recentes chuvas prejudicaram os últimos embarques da safra (por conta da queda da qualidade).
Por outro lado, o valor recebido com as exportações na campanha 2017/18 foi 10% superior ao da temporada anterior, somando US$ 163 milhões (FOB) – expectativas de que o dólar permaneça acima de R$ 3,00 podem continuar animando exportadores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!