Uma cidade dominada pelo medo - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Que Porto Velho não é mais aquela ilha de paz e convivência pacífica, todo mundo sabe disso, pelo menos os que moram aqui há mais de trinta anos. Afinal, a cidade cresceu muito, sobretudo com a chegada das usinas de Jirau e Santo Antonio, mas dai algumas pessoas considerarem que o aumento da violência e os novos riscos a que estão sujeitos seus moradores é o preço pago pelo que julgam progresso, como se costuma ouvir, aqui e acolá, é, no mínimo, uma sandice.

E o pior é que alguns incautos vão-se acostumando com a ideia, com a perda da tranquilidade, não faltando, inclusive, quem se refira aos índices crescentes de criminalidade com certa naturalidade, como se a vida fosse um papel inútil, sem qualquer importância, que se pega, amassa e joga na lata do lixo. Há outros que vão mais além, atribuindo os métodos sofisticados da violência como fenômenos indicadores do progresso. Assim já é demais.

Aos poucos, vamos tornando-nos insensíveis a essa grande nódoa social, sem que a boa-vontade de nossos dirigentes, combinado com pesados investimentos públicos, alcancem índice aceitável de êxito. A qualquer momento, à luz do sol e sem motivo aparente, pelo simples prazer de maltratar, a pessoa é agredida e jogada em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Exemplo disso foi o que aconteceu com o jovem Thiago Canova, brutalmente agredido por marginais e jogado num canto de rua.

A população está sendo atrozmente agredida pelos seus inimigos sociais. Torna-se urgente que as autoridades responsáveis pela segurança da sociedade respondam a essa gente com todas as armas postas ao dispor da polícia e da justiça.

Não é possível que o crime continue tripudiando sobre a população, que paga uma infinidade de impostos para ter segurança, dentre outros serviços públicos. Chega de ficar empurrando o problema com a barriga. O povo exige ação contra o crime que domina Porto Velho. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS