O fim da era petista - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A passagem do PT pelo comando do país foi marcada pelo maior escândalo de corrupção de que se tem registro na história da República. Foi um mar de lama, asseveram alguns. E a Petrobras (ou seria melhor dizer o povo), sua maior vítima, reforçam outros. A empresa que, em passado não muito distante, era motivo de orgulho nacional, está na UTI, arrastada que foi pela ganância e pela incompetência de administrações desastrosas.

 
No início, acreditava-se que tudo não passava do pagamento de pixulecos a pessoas que participavam do círculo mais íntimo do poder. Logo se descobriu que o mar de lama corria pelos gabinetes e escadarias do palácio, levando de roldão a biografia de líderes carismáticos e a história de um partido que foi forjado na luta contra o arbítrio e as injustiças sociais.A roubalheira na Petrobras reduziu o mensalão a uma gota d’água no oceano de bandalheiras contra pessoas que deveriam ter o mínimo de recato. Em vez disso, mergulharam de cabeça num torvelinho de denúncias, cuja imagem jamais conseguirá limpar ou prover a defesa perante os tribunais. 
 
Hoje, o PT é um simulacro de partido. Logo deixará de existir. Entrará para a história como o protagonista de um enredo diabólico. O ex-presidente Lula, por sua vez, o maior expoente da era petista, não será poupado. A imagem dele, acariciando os fios do bigode, durante a despedida de Dilma, revela o momento extremamente difícil pelo qual está passando. O eleitorado que lhe deu dois mandatos, um mandato e meio à sua sucessora, e se preparava para torná-lo, de novo, presidente, virou-lhe às costas, pois fora traído e sacaneado em sua boa-fé. 
 
É o fim da era petista. A essa altura do campeonato, não adianta querer jogar para a arquibancada, tantas são as denuncias que se repetem contra o ex-presidente, companheiros de partido e ocupantes dos mais altos escalões da República. A pesar de morrer negando que é inocente, não precisa ser observador exageradamente atento para verificar que o ex-presidente Lula nadou de braçadas no tsunami que arrasou as estruturas da Petrobras.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS