OPINIÃO DE PRIMEIRA – Os irrecuperáveis saem às ruas para matar, autorizados pela lei – Por Sergio Pires

OPINIÃO DE  PRIMEIRA – Os irrecuperáveis saem às ruas para matar, autorizados pela lei – Por Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O noticiário policial tomou conta de nossas vidas. E as informações assemelhadas se repetem. Uma delas: entre os bandidos presos, mortos ou, muito pior, que assaltaram, que destruíram famílias, que cometeram atos de crueldade, muitos dormem à noite nos presídios e têm autorização para "trabalhar" durante o dia. Se pegos, como muitos o são, não acontece nada. Se cometem os piores horrores e não são descobertos, ainda têm o álibi de estarem autorizados a andar nas ruas, como se fossem do bem. Nesse quesito, nossa lei é clara: tem é que garantir todos os direitos aos bandidos presos. Mas  jamais, de jeito nenhum, zero, em relação às pessoas de bem,  a quem não é criminoso. Soltar um assassino perigoso, um membro do crime organizado, um assaltante contumaz, como se ele estivesse disposto a mudar de vida, a se reintegrar à sociedade, a trabalhar decentemente, funciona muito bem no papel e na cabeça dos sonhadores. Na vida real, a imensa maioria deles se torna pior, mais cruel, mais assustador. Eles querem é continuar na vida que construíram para si e destruíram para os outros.
 
Em Porto Velho, essa semana, aconteceram pelo menos mais dois casos desses, que deixaria a comunidade de cabelos em pé, se alguém ainda se assustasse com as benesses que a nossa lei dá ao crime. Dois presidiários foram mortos, em assaltos diferentes, porque não se entregaram e atiraram contra a polícia. Os dois bandidões  deveriam estarem trancados numa cela,  já que eram violentos e irrecuperáveis. Foram mortos pela polícia, felizmente, mas poderiam ter matado várias pessoas, já que atiraram a esmo no meio da rua. A quem culpar por isso? A quem denunciar por isso? Todos sabemos a resposta. Mas estamos reféns do crime e nossas autoridades nos viram as costas, como se nada disso fosse com elas.
 
JÁ ENCHEU O SACO
 
Quando não é um motivo, é outro. A motivação é sempre relevante, mas a maioria, que nada tem a ver com o assunto, já encheu o saco. Só nessa semana, em dois trechos distantes e por motivos bem diferentes (Chupinguaia e Jacy Paraná), dezenas de pessoas fecharam a BR 364. E o sagrado direito de ir e vir daqueles que não têm qualquer ligação com os protestos? Até quando vai se aceitar a baderna, como se ela fosse democrática e normal?  Esse é o resumo de um país em que a lei é aplicada dependendo da cara do freguês.
 
BOATO, SÓ BOATO
 
O que mais irrita é que, no caso de Jacy Paraná, a BR foi fechada a partir de um boato, como aquele que envolveu milhões de beneficiários do Bolsa Família, que correram aos bancos achando que o benefício ia acabar. Espalharam - malandros, é claro - que a área do distrito seria alagada com a subida da águas das usinas. Como o Ministério Público proibiu a venda de vários loteamentos ilegais, foi fácil criar o boato de que a culpa da proibição era das usinas. Muitos pobres coitados caíram no conto e foram fechar a BR. Lamentável!
 
ALEGRE DE DOER
 
Chega a doer a alegria de metade das Minas Gerais. Aqui em Rondônia, onde os mineiros são muitos milhares, a festa também continua até agora. A conquista, suada, batalhada, bem ao estilo da dureza que é a vida do brasileiro comum, colocou o Atlético Mineiro entre os grandes clubes da história desse país. Afora os tradicionais adversários cruzeirenses, que torceram contra, é claro, não há torcedor Brasil afora que não tenha vibrado muito com a grande conquista do Galo. Campeão da América, com todos os méritos, uai!
 
MALANDRAGEM
 
O PMDB, além de maior partido do país, pode ser também o maior ninho de esperteza política que temos. Inventou outra, agora: uma enquete interna para que decidir se deve ou não manter a aliança com o PT de Dilma Rousseff, para 2014. Malandragem e oportunismo. Como sempre. Se Dilma não der tudo o que seus hoje aliados querem, eles fazem de conta que a base exigiu sair fora da aliança. É por isso que a população brasileira não aguenta mais a cara de pau de muitos dos nossos políticos. E eles não aprendem...
 
MATANDO JOVENS
 
O Brasil é o sétimo colocado no mundo em homicídios. A cada 100 mil habitantes, 27 são vítimas de crimes. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54. Os dados são da  Organização Mundial da Saúde, anunciados no Mapa da Violência 2013.  O estudo, chamado de Homicídios e Juventude no Brasil, foi divulgado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela). Nos dez países com os mais altos índices de homicídios entre jovens, todos são da América Latina e do Caribe.
 
CERTO OU ERRADO
 
Depois que o seu filho foi libertado por ordem do TJ, o deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia, se emocionou de novo. Mas, ao mesmo tempo, voltou a atacar duramente seus adversários, dizendo que o único crime que Guga cometeu foi ser filho dele, Hermínio. "Foi uma enorme injustiça", repetiu. No lado da polícia, a informação é de que as acusações contra Guga são mantidas e que ele teria sim envolvido com aa Operação Apocalipse Espera-se que, no final, se saiba exatamente quem está certo e quem está errado no episódio.
 
PERGUNTINHA
 
Quem ofende e ataca adversários hoje, de um lado e outro, no caso da complexa Operação Apocalipse, não corre o risco de se arrepender quando as paixões baixarem e a razão tomar conta do assunto?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS