A história do vinho verde remonta aos tempos pré- romanos, mas sua viticultura se consolidou na idade Média, com a Denominação de Origem Controlada sendo criada em 1908. O nome não se refere à cor do vinho, mas à sua juventude e frescor, e à paisagem verde da região, no noroeste de Portugal. Historicamente, foi um dos primeiros vinhos portugueses a serem exportados em larga escala para a Europa.
Características dos Vinhos Verdes
Cada garrafa do Vinho Verde carrega com ela o estilo marcante dos rótulos: destacam sempre o frescor e leveza uma relação direta à juventude dos Vinhos Verdes, opostos aos rótulos mais encorpados e complexos. Além das características gerais da produção da região, algumas áreas específicas de Vinhos Verdes trazem variações nas características do terroir.
Somente Portugal tem Vinho Verde
Existem vinhos verdes de outros países ou são exclusivos de Portugal? Em termos teóricos, o vinho verde deve ser de origem portuguesa, uma vez que sua produção ocorre em uma Denominação de Origem Controlada. Somente essa região tem permissão para utilizar o termo Vinho Verde.