Neste último 10 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Pizza, possivelmente o prato mais amado do Brasil, realidade que bem pode ser atestada numericamente: segundo levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), diariamente são saboreadas um milhão de pizzas no país. Dado este ritmo de consumo estamos acostumados a ver a iguaria anunciada, tendo como principal ingrediente aquele delicioso queijo amarelo derretido.
Porém, é bom saber que a grafia oficial deste ingrediente é “muçarela”, pois essa é a única forma registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras. Escreve-se como dois “ss” no dia a dia e no país inteiro, certamente em alusão ao termo que vem do italiano: “mozzarella”. Alguns dicionários já se renderam e apresentam a palavra “mussarela” como existente, mas não o VOLP. Então, oficialmente ela ainda não existe.
E qual a explicação para isso?
O nosso sistema ortográfico estabelece que nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/, diante das vogais “a”, “o” e “u”, deve ser grafado com cê-cedilha. Em razão disso, é que escrevemos: açaí, miçanga, praça. Sendo assim devemos escrever, gostem ou não, “muçarela” para obedecer a norma culta da língua portuguesa.
Da mesma forma usamos cê-cedilha nas palavras “palhaço”, “paçoca”, “terraço”, “Iguaçu”, “caçula” e “açúcar”.
Mas fiquem tranquilos, caros leitores, porque a palavra “mussarela” já foi incorporada por vários dicionários, o que a torna aceitável dentro do idioma com exceção das redações oficiais de concursos ou do Enem, onde ela ainda precisará ser registrada com cê-cedilha. Pelo menos por enquanto. E bom apetite na próxima pizza, com dois “ss” ou com “ç”.
.
(*) Marcos Lock é jornalista profissional e professor de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (Unir)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DÚVIDAS E SUGESTÕES PARA A COLUNA “PONTO & VÍRGULA” DEVEM SER ENVIADAS PARA O WHATSAPP (69) 9.9328-1521, AOS CUIDADOS DO PROFESSOR MARCOS LOCK.