Ecos de Rondônia - por Mario Quevedo

Ecos de Rondônia - por Mario Quevedo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

BRADO
 
Lá da fronteira do Estado, onde quase já nem é mais Rondônia, ecoa uma voz em torno daqueles que no passado trabalharam e deram sua vida para que o povo local e imigrantes tivesse segurança para se fixar na unidade da federação, na época Território Federal, tido pelo governo de então como uma espécie de “Novo Eldorado”: os policiais civis e a Guarda Territorial da virada da década 1.960 para 1.970, onde estes abnegados literalmente deram o próprio suor e sangue para garantir a colonização razoavelmente pacífica.
 
 
LARGADOS DE LADO
 
Esquecidos após a mudanças de status de Rondônia para Estado, enquanto estavam na ativa em suas funções ainda eram respeitados, mas na medida em que o tempo passou, acabaram largados, tendo direitos vilipendiados, particularmente os aposentados mais idosos e pensionistas.
 
 
MULTIDÃO
 
E não são poucos: o atual contingente ainda vivo e credores de uma dívida social e reconhecimento por parte dos rondonienses em geral, e pelos governos em particular, é de mais de 700 pessoas.
 
 
ORGANIZADOS
 
Este grupo tem uma entidade que as representa, o SINPFETRO (Sindicato dos Policiais Civil do Ex-Território de Rondônia) que também está parado no tempo: a atual diretoria comanda a entidade há 22 anos, e o presidente quer acumular o quinto mandato tri-anual seguido, depois de já ter passado 12 anos na função.
 
 
O CARA
 
Para romper tal ciclo um grupo organizado em torno de aposta por mudança está agregado ao projeto do policial aposentado João Paulo das Virgens, que começou sua carreira em Porto Velho – onde exerceu inclusive mandato na Câmara Municipal - na ponta de lá do Estado, e agora vive no extremo Sul-rondoniense e se apresenta como candidato a presidente do sindicato de nome trava-língua.
 
 
A PROPOSTA
 
Em âmbito geral, tirar a entidade do marasmo, dinamizar processos, modernizar procedimentos e fazer as coisas andarem. A realidade que apurou acerca da funcionalidade da do ente que representa esses que tanto já fizeram por Rondônia é desanimadora.
 
 
EQUIPARAÇÃO
 
Entre as metas estão, também, o reconhecimento dos ex-policiais civis e ex-Guardas Territoriais pelo governo federal como vinculados ao Ministérios da Justiça e não ao da Fazenda, como é o caso atual, uma disparidade já corrigida através de decisão do STF, porém não implementada pelo governo federal.
 
 
UNIÃO 
 
O grupo liderado por João também espera conseguir criar com seus equivalentes no Acre, Roraima, Amapá, Distrito Federal atual e o antigo Distrito Federal, que abrigava o Rio de Janeiro, uma Federação para defender pautas em comuns.
 
 
AS MESMAS
 
Que são aquelas mesmas garantias de sempre para qualquer trabalhador: cumprimento dos direitos sociais e trabalhistas, particularmente aos apenados e pensionistas.
 
 
QUANDO E COMO?
 
As eleições do SINPFETRO estão marcadas para o próximo dia 06 de novembro, em horário comum de expediente, em vários locais do Estado. Na capital o pleito acontece na sede própria da entidade (Rua México, em frente ao Aquarius Selva Hotel), nas delegacias de Polícia Civil de Ariquemes, Ji-Paraná e Ariquemes; na Associação da Polícia Civil de Cacoal, na UNISP de Vilhena e na Delegacia de Guajará-Mirim.
 
 
FIM DE CICLO
 
Em âmbito pessoal, João Paulo das Virgens encerra um ciclo de sua própria vida, tendo sido idealizador e presidente do sindicato lá atrás, quando a Constituição da época permitiu que mesmo ocupando a função policial realizasse tal feito, e agora espera entregar a entidade às novas gerações de forma organizada e funcional, prestando um relevante serviço aos que lutaram lá atrás por uma Rondônia melhor.
 
 
TÁ LINDA
 
Podem falar o que quiser da atual administração vilhenense e do clima político que reina na cidade há anos: nada disso ofusca a belíssima decoração natalina que a Prefeitura instalou nos pontos mais movimentados do Portal da Amazônia, ação que está contagiando comerciantes e o povo em geral. A partir do exemplo que está vindo da turma do Flori, os vilhenenses estão recuperando a tradição de criar o mais lindo espetáculo de luzes e cores desta época do ano na Amazônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS