A política como ela é: alianças no PT e destituição no PSDB, por Mara Paraguassu

A política como ela é: alianças no PT e destituição no PSDB, por Mara Paraguassu

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O PT já articula aliança política com o "golpista" PMDB em pelo menos seis estados: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Paraná. É o tal negócio: o que o partido diz não se escreve, expressão que em claras palavras significa desmerecedor de confiança, de crédito. É nessa toada que andam os partidos, estruturas fundamentais ao bom desempenho da democracia representativa.

Bom reafirmar e repisar: o PMDB fez o que qualquer um que tivesse a oportunidade faria, utilizando-se do instrumento constitucional existente, o impeachment, com o parlamento seguindo as regras exigidas, para banir Dilma Rousseff do poder. Se não tivesse acontecido, o desemprego teria crescido mais, e o descalabro nas contas públicas teria impedido qualquer patamar de crescimento, por mais tempo.     

O PT tem de tocar a vida para frente, mas ao invés de renovar com uma liderança sem condenação para tentar a volta ao poder aposta no ex-presidente réu, condição que, já decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), não pode admitir-se para pretendentes à linha sucessória presidencial.

O PMDB, com tempo e energia gastos para debelar denúncias contra o presidente Temer e parte de suas lideranças denunciadas na Lava Jato, do mesmo modo que outras agremiações partidárias, ainda não conseguiu encaminhar a bom termo o programa “Uma ponte para o futuro”, editado em 2015 quando a luz vermelha das contas públicas piscou alarmante. 

 Lá está escrito: “A economia brasileira convive há longo tempo com a anomalia de juros elevadíssimos para controlar a inflação e financiar o endividamento público. Este é um tema ainda não totalmente compreendido, mesmo pelas mentes mais preparadas e experientes. Uma única coisa parece certa: o Brasil nunca exibiu uma garantia sólida de equilíbrio fiscal de longo prazo e os juros altos talvez sejam o preço que pagamos por isso. Mas tentar reverter esta anomalia, sem voluntarismo e com prudência é uma necessidade a que não podemos fugir”.  

Se o Congresso Nacional não fosse absurdamente fisiológico, e depois que o presidente Temer conseguiu se livrar das denúncias se a vaidade não tivesse aprisionado agora o ministro da Fazenda Henrique Meireles, que admite presença entre presidenciáveis, avançaríamos nessa tarefa.  

Destituição

O PSDB não se entende, Aécio Neves destitui Tasso Jereissati na presidência interina e nomeou o tucano Alberto Goldman para presidir a legenda até a realização da convenção partidária, em 9 de dezembro. Até lá os tucanos, que se bicam pra valer, decidem se deixam ou não o governo Michel Temer, posição defendida pelo ex-ministro Fernando Henrique Cardoso em artigo publicado no início da semana no jornal Folha de São Paulo.

Os três maiores partidos do país vivem um a crise moral sem precedentes. Definham por falta de boas ideias e projetos para o Brasil que não sejam meramente eleitoreiros, de curto prazo. O braço intelectual das agremiações partidárias, as fundações, silenciam diante de graves problemas nacionais.

O pragmatismo segue de vento em popa. Em seu nome agarram-se os náufragos da política de sobrevivência, ignorando a política que apela por transformação de seus costumes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS