Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cozinhar é uma arte, já sabemos, mas por melhor que alguém cozinhe, pode cometer erros – as vezes banais - que irão comprometer o resultado.
Com estas sugestões, você vai deixar seus pratos mais gostosos e seus convidados e familiares bem mais satisfeitos.
1 - Não ler a receita para o fim. O resultado? Percebemos que não temos os ingredientes (e é tarde para ir para comprá-los), descobrimos que um ingrediente deveria repousar durante a noite (e não temos mais tempo para fazê-lo), erramos a ordem e as várias (e temos que fazer tudo de novo ). Assim, quando se deparar com uma nova receita é bom se preparar antes todos os ingredientes e ler o procedimento completo até o fim.
3- Deixar ferver em fogo alto ao invés de cozinhar em fogo baixo. As bolhas fazem a diferença (e o calor, é claro). Se, por exemplo uma carne requer um fogo baixo por duas horas, você não pode cozinhar em 45 minutos em água fervente, porque no final vai ficar dura e seca
4- Superaquer o chocolate. Para derreter o chocolate é preciso cuidado e atenção: é preciso mexer em fogo baixo até que se torne liso e uniforme. Do contrário, ele vai queimar e vai ficar granulado e duro. E você não poderá fazer mais nada
5- Derreter muito a manteiga também. Muitas vezes acontece quando a aquecemos no microondas, mas o resultado será, por exemplo, um bolo mais duro e mais denso. Melhor é deixa-la amolecer à temperatura ambiente durante meia hora, talvez dividi-la em pedaços para acelerar o processo.
6- Não conhecer o forno o suficiente. Para entender o ponto de cozimento mais forte (se o forno é velho poderá não cozinhar mais uniformemente) experimente tostar fatias de pão na grelha e ver quais partes ficarão mais tostadas. Desta forma, vai compreender melhor como posicionar o prato no forno.
7 - Não respeitar a quantidade certa de ingredientes. E, por exemplo, com excesso de farinha, um cookie pode ficar duro. Vamos, então, tomar cuidado para não transbordar o copo ou colher quando eles são referidos como unidades em receitas.
8 - Encher demais a panela. A comida precisa de espaço para cozinhar melhor e liberar os aromas. Se tem pressa, é melhor usar,de preferência, duas panelas no fogo, ao mesmo tempo.
9- Atormentar a comida. Ela precisa de seu tempo para cozinhar sem ficar constantemente provocando, mexendo e virando. Ao fazer, por exemplo, carne à milanesa, gire-a somente quando um lado ja estiver desgrudando do fundo da panela
10- Cortar a carne na direção errada. Ao inves disto, é melhor olhar a direção das fibras para afundar a faca no lugar certo. Então, a carne vai ficar mais macia.
11- Não deixar a carne descansar. Dar tempo para um bife ou um assado de repousar alguns minutos à temperatura ambiente permite que os sucos sejam distribuídos uniformemente no interior, em vez de derramar sobre a prato no primeiro corte.
12- Não bloquear o cozimento de legumes. Para ter feijão verde, brócolis e aspargos crocante, uma vez retirado da água fervente deve ser colocado em gelo ou passar sob água fria, caso contrário, o calor continua a cozer-los amolecendo-os ainda mais.
13- Por que vegetais verdes tornam-se marrons?. Há duas possibilidades: ou de você ter cozinhado demais ou de ter adicionado condimentos ácidos. Como sugerido antes, uma vez cozidos deverão ser colocados no gelo (e, depois no máximo, saltear com azeite na panela para aquecer) e limão e vinagre devem ser adicionados apenas antes de servir.
14- Lasanha seca e ressecada. Como não repetir o erro? Espalhe o molho uniformemente sobre a camada de pasta (se estiver usando a massa seca, antes, pode suaviza-la deixando um pouco na água). Em dois terços do tempo de cozimento também pode cobri-la com papel alumínio para manter o vapor
15- A massa da pizza ficou seca. Neste caso, é necessário considerar o tempo de cozimento da massa que é diferente da parte da cobertura. Algumas precauções: pré-aquecimento da telha ou forma, não colocar muito molho, escorrer bem a água da mozzarella, se você deseja adicionar os legumes, deve secá-los bem.
16- O pesto ficou escuro. Para manter a cor verde brilhante, é preciso bater o manjericão pouco a pouco e molha-lo gradualmente de vez em quando com o óleo, adicionando sal grosso, Conserva-lo na geladeira em um recipiente hermético coberto com óleo e adicioná-lo à pasta no último momento antes de servir.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!