Servidor público está de luto – Por Ary Gurjão

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Com Constituição Federal de 1988, prevalecia denominação de funcionário público, desaparecendo este conceito, passando-se adotar a designação ampla de servidores públicos, Desta forma, servidor público civil é unicamente o servidor da administração direta, de autarquia ou de fundação publica, ocupante de cargo público.

Os servidores públicos, são o maior contingente de pessoas que fazem a máquina administrativa movimentar. Sem eles não haveria como esta engrenagem  funcionar. Os políticos, ao disputar um cargo eletivo, tem como foco este contingente, e quando estão diante de uma crise, como esta que estamos passando, tem como principal alvo o adiamento do reajuste do salário. Além deste rolo compressor,  ocorre a suspensão de concurso público, que acaba exigindo muito mais do servidor tendo que trabalhar dobrado.

Na última década, o bom momento da economia elevou milhões de  servidores  à classe média. Com juros baixos e renda em alta, a chamada classe C conseguiu comprar carro, financiar a casa e entrar na faculdade. Agora, sente o peso da crise e se vê obrigada a adiar sonhos. Das grandes compras ao consumo do dia a dia, precisou frear o processo de ascensão social para não perder as conquistas acumuladas no período de bonança.

 No supermercado, menos tem de ser mais , a hora de ir às compras é, para o consumidor classe C, a de encarar a realidade: o dinheiro no bolso já não é suficiente para encher o carrinho como antes. Com a renda garfada pela inflação, os servidores públicos tem encontrado alternativas para lidar com a crise. Busca promoções, compra menos, evita supérfluos, pesquisa mais.

Se o empréstimo do consignado para o servidor parece barato, pode ser fisgado pela a inflação de que já atinge a 10% e nesta condição o servidor não tem escapatória, porque o pagamento do empréstimo  é descontado diretamente na fonte pagadora. As Instituições não tem coração, é aí que mora o perigo, o servidor terá que planejar e administrar seus gastos. Não cair na tentação do dinheiro fácil.

Hoje e todos os dias reconheço o imenso valor dos que fazem parte da administração pública e me orgulho fazer parte desta classe, muito embora eu já tenha esgotado meu tempo de serviço, mas tenho o maior prazer de conviver diariamente com a classe dos  servidores.

Nenhum país sobrevive e nenhum governo exerce o seu papel sem o corpo de servidores, responsáveis pelo labor diário. Devemos sempre ter consciência do seu papel no contexto do Estado e do nosso País.

Cumprimento você, pelo seu Dia,  Servidor Público e agradeço, pela ética, dedicação, comprometimento e responsabilidade de todos aqueles, que cumprem a tarefa árdua, de trabalhar por aquele de quem contratou, por muitas vezes  esquecido por não ter uma política de proteção salarial e mesmo assim serve  todo aquele que necessita da sua ajuda.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS