Os 5 erros mais comuns de quem começa a beber vinho

Os 5 erros mais comuns de quem começa a beber vinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

NÃO ESQUENTA, todos que começam a beber vinho cometem essas "gafes" várias vezes até aprender. Então, se você é um iniciante, não deixe de ler esse post e ficar atento as dicas. E se você já é um expert, que tal lembrar de alguns "micos" e dar umas boas risadas com esse post?

Aqui, poderia passar uma lista de 7, 11, 13 ou outro número qualquer de erros, mas resolvi pegar os 5 principais que acredito serem muito comuns a TODOS os iniciantes. Sabendo desses 5, você já resolve boa parte dos problemas. 

 

 

Os 5 Erros Mais Comuns de Quem Começa a Beber Vinho

 

 1 - A Quantidade Certa na Taça!

Encher demais a taça! Vinho não é igual a cerveja que você enche até o talo! E não é porque cabe muito vinho na taça (mais de 600ml para a maioria das taças) que você precisa enchê-la até a boca. 

O correto é: Colocar apenas 1/3 da taça ou um pouco menos que isso. E por que? Por vários motivos:

· A taça fica pesada;

· A aparência fica ruim;

· Você vai derramar o vinho;

· Seu vinho vai esquentar rápido;

· Fica difícil desfrutar do vinho;

· Você não vai conseguir inclinar a taça e observar a cor do vinho, a unha, as lágrimas... Que isso??? Mas só pra saber + ou -, a unha mostra a provável idade do vinho e as lágrimas a provável graduação alcoólica;

· Você precisa girar a taça permitindo que o vinho libere aromas. Conselho: Taça é de cristal ok? Pois a de cristal possui poros e quando giramos a taça o vinho bate nesses poros e quebra as moléculas que liberam aromas. A de vidro, não é eficiente, é mais pesada, menos delicada... Sugestão: Veja você mesmo. Faça o teste com as duas e o mesmo vinho!

 

 

2 - Segurando a Taça:

"Eu seguro a taça é pelo fundo e com a mão toda para ela não escorregar..."

Presta atenção nos filmes que mostram o casal bebendo vinho, ou grupo de amigos no restaurante, até propaganda indireta do vinho dá nisso... Artis então, aiaiai... E por favor, cuidadoooo! Não é só a taça de vinho tinto!!! São todaaaas!!! De espumante então é uma barbaridade!

O correto: A taça de vinho tem uma longa haste por uma boa razão. Será mesmo? Quando você segura a taça de vinho pelo fundo, o calor de sua mão aquece o vinho, prejudicando a temperatura correta do mesmo. OK?

 

 3 - Vinho Bom é Vinho Gelado!!!

“Eu gosto do vinho é bemmm geladinho”

Bom... depende do vinho! Para espumante, vinho branco e rosé: sim. Servir em temperaturas menores que os tintos. Geralmente, nos restaurantes esses vinhos vem com um balde de gelo (geral: 7ºC à 12ºC). 
Mas nem todos são assim... a grande maioria, os tintos, devem ser apreciados na temperatura correta que varia conforme o estilo/corpo do vinho (geral: 15ºC à 18ºC).

 A temperatura é muito importante na hora de servir o vinho, porque o vinho “se abre” permitindo aos componentes aromáticos

volatilizar-se e mostrar seus aromas (buquê)

Quando a temperatura de serviço do vinho está alta, o vinho acaba desequilibrando e apresentando defeitos, pois o calor acentua a presença do álcool que mascara seus aromas. Quando a temperatura de serviço está baixa demais, o vinho não “se abre”, não mostra seus aromas e a acidez (se aliada a fruta torna o vinho refrescante e agradável) não se torna tão interessante.

 

Ai vai o velho e conhecido BOM SENSO: Se no restaurante o tinto está quente de mais... peça para o sommelier um balde de gelo apenas para esfriar o vinho. 

No inicio eu achava que deveria ser gelado e que ficaria melhor gelado, mas com o tempo, provando os vinhos na temperatura correta, pude ir percebendo a enorme diferença. Dica: se o vinho tinto, ao mexer a taça, a taça embaçar. Ele está frio demais...

Sugestão: faça uma degustação com o mesmo vinho para diferentes temperaturas: estando muito gelado, na temperatura adequada e um pouco quente. Veja a diferença

 

 4 - Vinho Bom é Vinho Docinho!

“Eu gosto é do docinho, põem mais do suave pra mim!”

Se você prefere o vinho docinho ou o famoso vinho suave, é por que você está começando nesse mundo do vinho... Eu, um dia, gostei e bebia desses, hoje, não mais. Você verá com o tempo que a grande quantidade de açúcar enjoa o paladar, não combina com a comida, esses vinhos dão dor de cabeça e etc...
Os rótulos que marcam a vida de muitos: Chapinha, Sangre de Boà, Mioranza entre outros, lembra? Não falo mal desses vinhos, eles são a porta de entrada para o mundo dos vinhos finos. Eles têm o seu papel!
O termo vinho suave é um termo usado no mercado brasileiro. Ele diz respeito  aos vinhos de mesa produzido a partir de uvas americanas e que possuem adição de açúcar. Esse açúcar mascara o vinho, sua acidez, seus taninos e seus "defeitos". Esse tipo de vinho não é um vinho de qualidade.

O suave não é um adjetivo usado para definir um estilo de vinho, como docinho... No mercado encontramos vinhos secos que são vinhos finos feitos a partir de uvas europeias e que não possuem adição extra de açúcar. 
Aí que mora o problema: Se você está começando e vai ao mercado escolher um vinho tinto seco que por acaso do destino foi mal escolhido e o vinho é "ruim"... é lógico que você não vai gostar de vinho seco e vai voltar correndo pro suave. 
Se você gosta de vinhos mais leves, sem a presença de uma grande estrutura tanica, sem querer perder a qualidade dos vinhos finos, experimente os vinhos secos feitos com uvas Pinot Noir, Cabernet Franc ou Tempranillo. E não quer dizer que vinho doce é ruim, ok? Tem vinhos de qualidade que são doces, como por exemplo o vinho do porto.

 

5 - Comprar Vinho pelo Rótulo:

“Comprei um vinho top! Olha como o rótulo dele é lindoooo.” 

E vai dizer ai quem NUNCA fez isso? Já dizia o ditado: "Não julgue um livro pela capa e nem o vinho pelo rótulo".  Cuidado com essa estratégia de marketing. O que vale é o conteúdo do vinho. Rótulo feio ou bonito não diz nada. O rótulo apenas deve conter algumas informações básicas para te ajudar na hora da compra. 

 

 

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS