Resenha política – Por Robson Oliveira

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Coringa
Gilvan Ramos, ex-Secretário Estadual de Saúde, foi convidado pelo governador para assumir a Secretaria de Estado da Fazenda em substituição a Benedito Alves que, por indicação de Confúcio Moura, assumirá a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas. Ramos era o nome preferencial do governador para o TC, mas foi descartado depois que sofreu revés na esfera judicial.
Caixa
O novo chefe fazendário rondoniense assume as funções com a gigantesca missão de incrementar o fluxo da arrecadação estadual e evitar que haja atrasos em salários ou da segunda parcela do 13º. Hoje, estados e municípios, correm o risco de atrasar os salários dos barnabés no final do ano. O que seria um desastre pra todos.
Alvos
Com reiteradas denúncias envolvendo a área de arrecadação estadual não é surpresa que surjam por aí mais escândalos envolvendo agentes públicos e empresas contumazes em sonegação. Nos bastidores os boatos borbulham.
Confidência
Embora ainda estejamos longe das eleições estaduais e muita água vai passar por debaixo da ponte até lá, é cada vez mais forte entre os colaboradores do governador Confúcio Moura (PMDB) os comentários de que ele teria desistido de disputar a reeleição. Pelo que a coluna apurou é a terceira vez que Moura teria feito a confidência.
Estratégia
Pode ser que o governador tenha feito apenas um desabafo diante dos problemas que enfrenta e pressionado pelas saraivadas de críticas que tem recebido. Mas Moura é político por natureza e em outras oportunidades já se utilizou da tática para engabelar os oponentes e minimizar as críticas. Na hora H foi à reeleição.
WO
Confúcio Moura tem consciência de que a administração está desgastada (igualzinho à maioria dos colegas governadores) depois que as pessoas foram às ruas protestar contra todos os malfeitos políticos e contra as gestões incompetentes. Sabe também que os principais desafetos estão encalacrados com problemas judiciais o que abre espaço para que a reeleição seja reabilitada na frente. Precisará melhorar a administração senão corre o risco de perder pra si próprio.
Cara de pau
Cláudio Carvalho aguardou apenas que o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores deixasse de aplicar as sanções sugeridas pela Comissão de Ética contra o ex-prefeito Roberto Sobrinho, entre outros encalacrados, para lançar uma carta alegando ser vítima da operação 'Apocalipse'. Ao invés de submergir como os colegas Adriano Boiadeiro e Ana da 8, optando pelo silêncio, seguiu a velha e surrada estratégia de se defender atacando.
Reação
O petista histórico e advogado Ernandes Segismundo divulgou uma carta anunciando os motivos pelos quais optou em pedir a desfiliação do Partido dos Trabalhadores depois que absolveram o ex-prefeito da capital e os parlamentares envolvidos nas recentes operações policiais. Quem lê a missiva entende a lógica enviesada pela qual Cláudio Carvalho se declarou vítima do apocalipse.
Exemplo
Considerado uma pessoa de difícil convivência, especialmente no âmbito das agremiações partidárias, o deputado estadual Ribamar Araújo (PT) jamais teve seu nome ligado (pelo menos até o momento) aos malfeitos dos companheiros de partido.
Nebuloso
Embora Ribamar Araújo seja ficha limpa o fato não impediu que os petistas abrissem um processo disciplinar visando expulsar o parlamentar. Sabem qual o motivo? Ribamar Araújo não aceitou votar em Valter Araújo para presidente do Legislativo mesmo com o PT fechando um acordo nebuloso e até hoje inexplicado com o ex-parlamentar foragido. A eleição de Valter com o apoio ferrenho petista deu no que deu.
Autofagia
A crise instalada nas entranhas do PT estadual vai refletir na postulação do deputado federal Padre Tom ao Governo de Rondônia. Especialmente depois da revelação de que o apoio do padre foi fundamental para salvação de Roberto Sobrinho e companhia. Os militantes que não comungaram com a salvação e nem disseram amém aos “cardeais” foram às mídias sociais e demonizaram a autofagia do alto clero petista.
Trapaça
Caso sejam acolhidas na proposta da reforma eleitoral a redução do período de campanha eleitoral, a diminuição de gastos de campanha, a proibição da contratação de cabos eleitorais e a substituição de candidato impugnado muita safadeza será evitada. Especialmente, em Rondônia, quando políticos espertos e inelegíveis que disputam o pleito por liminares e desistem dias antes da eleição em favor de um parente como forma de ludibriar o eleitor. A artimanha está com dias contados e não passa de uma trapaça que desmoraliza e deslegitima o pleito.
Alstron
A empresa internacional Alstron que se encontra no epicentro de uma investigação feita pelo CADE por supostamente participar de um cartel para driblar a lei das licitações em governos do tucanato paulista também pode ter sido beneficiada por isenções irregulares de impostos em Rondônia. A empresa é a fornecedora de turbinas para as usinas do madeira. No entanto, isso é um tema para outra coluna após a checagem das informações recebidas de forma anônima.
Julgamento
Mesmo o senador Ivo K-Sol demonstrando uma aparente tranquilidade com o julgamento de um dos seus processos na sessão de hoje do STF - não sendo retirado de última hora da pauta - corre o perigo de levar tinta. A Suprema Corte está sendo implacável com os julgamentos envolvendo políticos. O ideal para ele é arranjar brechas processuais para que o julgamento seja adiado e aguardar tempos menos inóspitos.
Memória
O MPF instaurou Inquérito Civil Público para apurar eventuais irregularidades nas obras realizadas no cemitério da Candelária que provocaram mais degradação do que melhoria. Como é tombado, qualquer obra deve seguir normas próprias para que nada seja descaracterizado e a memória histórica rondoniense preservada. A ação foi motiva pela denúncia formulada pelo professor da Unir, Manoel Coelho. A cultura sempre é relegada a segundo plano por todos os governos e autoridades. A ação é um bom começo para que reverta-se o descaso com a memória histórica de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS