Para entender a questão do registro de Expedito Júnior

Para entender a questão do registro de Expedito Júnior

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tribunal Regional Eleitoral deve julgar na próxima semana o pedido de registro. Veja um resumo do caso

Guerra

A maioria dos candidatos ainda estão no aquecimento para as eleições que estão sendo consideradas “mornas” este ano. Mas no campo jurídico as coisas estão quentes, e muito. O Facebook, que já é responsável por separações de casais por todo o mundo, também, é claro, não poderia deixar de ser o pivô da maioria das confusões. Mas isso se deve também, em parte, pela falta de legislação em relação ao uso da rede. A justiça eleitoral ao invés de se adaptar aos novos tempos, prefere adaptar velhas regras a modernidade e a cizânia está formada.

Tem mais

A próxima semana será decisiva em relação ao futuro político de Rondônia. O Tribunal Regional Eleitoral deverá julgar o registro de candidatura de Expedito Júnior, ex-senador cuja pena de inelegibilidade encerra alguns dias antes do pleito. Em resumo, para quem ainda não entendeu, a questão é relativamente simples, existem duas teses sobre o caso. A primeira, defendida pelo Ministério Público Eleitoral e advogados de coligações adversárias que dizem, “o candidato precisa estar apto no dia do pedido de registro de candidatura”. A segunda tese, defendida pelos advogados de Júnior, Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira, além dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral que afirmam, “se o candidato estará apto a ser votado no dia da eleição, ele deve ter o registro deferido para que a punição não seja estendida”.

Evidente

Que o julgamento vai ser demorado e o caso será avaliado por diferentes pontos de vista. Sabe-se, e isso não é novidade para ninguém, que Expedito é o fiel da balança nessas eleições. Sabe-se também que a questão sobre esse caso já foi pacificada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso quer dizer que, caso seu registro seja negado aqui em Rondônia, ele certamente obterá sucesso em Brasília. O problema é a demora, porque o processo precisa entrar na pauta e quem puxar pela memória vai recordar que em 2010 a lerdeza do judiciário prejudicou centenas de candidaturas por todo o país, já que o Supremo Tribunal Federal só declarou que a lei do ficha limpa não valia naquela eleição quase um ano depois.

Falando em 2010

Tem coligação por aí contando com votos baseados em estatísticas de quatro anos atrás, quando o cenário político era completamente diferente. Estatística não ganha jogo, que diga a Seleção Brasileira de futebol. O mesmo vale para as eleições.

Voltando

Ainda falando sobre a questão de Expedito, o futuro político não apenas dele, mas de toda a coligação depende desse julgamento. Claro que ter a certeza que em Brasília o registro sai sem problemas é uma garantia importante, mas devemos levar em consideração o trabalho da “rádio cipó” aquele bando que corre o Estado com informações truncadas ou distorcidas. E acredite, tem gente que vive disso. De qualquer forma, o dia “D” está próximo e a situação será definitivamente resolvida.

Enquanto isso

O italiano fica igual argentino azarando a seleção brasileira em final de Copa do Mundo, na torcida para que Expedito fique fora.

E na segunda-feira

O Tribunal Regional Eleitoral realiza audiência para definir as emissoras responsáveis pela geração dos programas em rede nas Eleições deste ano e ainda vai fazer o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rede, montagem da escala de horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, distribuição das inserções e montagem do plano de mídia. O evento será às 15 horas no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, na Rua José Camacho, n. 585, bairro Olaria.

Nesta quinta-feira

Se apresentou á justiça um dos acusados da morte da jovem Naiara Carine, que foi violentada e assassinada com mais de 20 facadas em janeiro de 2013 na capital. Wagner Strogulski de Souza estava foragido e só apareceu quando teve a prisão revogada pela justiça. O Ministério Público deu parecer favorável a manutenção de sua liberdade. Em juízo ele não revelou nada, mas ainda deverá ser ouvido.

R$ 150 mil

É quanto está custando a defesa de Wagner Strogulski.

Campanha de arrecadação

O candidato do PSOL a senador Aluízio Vidal iniciou nesta quarta feira através das redes sociais da internet uma campanha pública de arrecadação de fundos para estruturar sua candidatura. Ao falar sobre o forte apoio que vem conquistando de vários segmentos sociais em todo o Estado e sobretudo em Porto Velho Aluízio Vidal disse que precisa do apoio popular para alavancar sua candidatura. Segundo ele, é melhor ter 1000 pessoas doando 100 reais do que ter uma única pessoa doando 100 mil reais. O processo de corrupção na política brasileira começa nas campanhas. Precisando quebrar esse ciclo. Para fazer DOAÇÕES para a campanha Aluízio Vidal basta passar um DOC, TED ou depósito identificado para a conta da campanha: Banco do Brasil, Agência nº 3231-X, c/c 33.340-9, CNPJ 20.561.3836/0001-84 e depois mandar um e-mail para a campanha com nome, CPF ou CNPJ e endereço completo: (vidalaluizio@gmail.com) para poderem emitir o recibo eleitoral. As doações podem ser de pessoas físicas (10% dos rendimentos brutos de 2013) ou jurídicas (2% do faturamento bruto de 2013).

E as gráficas?

Órgãos fiscalizadores estão olhando com lupa os CNPJs das gráficas que aparecem nos materiais de campanha que estão circulando pelo estado após a coluna ter revelado que santinhos de Confúcio Moura foram impressos em uma “gráfica fantasma”.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação:nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acesse http://painelpolitico.com/grupos-de-noticias.

Exame de sangue pode prever alteração química que leva ao suicídio

Um simples exame de sangue pode detectar uma alteração química em um único gene ligado a pensamentos e impulsos negativos, podendo prever o risco de tentativa de suicídio em determinadas pessoas. A descoberta, descrita na versão on-line da “American Journal of Psychiatry”, sugere que mudanças no gene SKA2 têm um papel significativo na transformação do que de outra forma poderia ser uma reação banal à tensão da vida cotidiana, em pensamentos e comportamentos suicidas. “O suicídio é um problema de saúde pública evitável, mas temos frustrado nossos esforços por não temos uma maneira consistente para prever quem está em risco de se matar” disse em nota o líder do estudo, Zachary Kaminsky, professor assistente da Escola de Medicina na Universidade Johns Hopkins. “Com um teste como o nosso, podemos conter as taxas de suicídio ao identificar essas pessoas e intervir a tempo de evitar uma catástrofe”, declarou. Em uma série de experimentos com amostras de cérebros de pessoas com doenças mentais, Kaminsky e sua equipe descobriram que as pessoas que tinham se suicidado tinham níveis menores de SKA2. Estudos posteriores mostraram modificações que acrescentaram químicos dos grupos metila ao gene, aumentando o nível de metilação — alteração do funcionamento do gene SKA2 sem mudar a sequência de DNA.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS