Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
E agora?
O governo da confusão arrumou mais uma, e das grandes. O senador Ivo Cassol acusou publicamente o governo de utilizar a máquina administrativa para atingir desafetos políticos de Confúcio, principalmente aqueles que poderiam ameaçar o processo de reeleição. Cassol veio à público devido a uma questão delicada, o suposto envolvimento de sua irmã, Jaqueline na morte da Naiara Karine, ocorrida em 24 de janeiro de 2013, uma história até hoje mal contada, e que ainda não foi concluída pela polícia civil.
O caso
Teve grande repercussão e a família de Naiara chegou a ir embora de Rondônia, afirmando estar sofrendo ameaças. A moça trabalhava em uma loja que pertence a Jaqueline Cassol. Ano passado, aversão on-line do jornal Diário da Amazônia e alguns sites de notícias chegaram a publicar uma falsa notícia sobre a prisão de Jaqueline, que foi desmentida por ela própria e pela polícia.
O fato
É que o inquérito precisa ser concluído. Até hoje não se sabe os motivos do crime, tampouco quem de fato eram os envolvidos. Sabe-se com toda certeza que mais de três homens violentaram e mataram a jovem à facadas e deixaram o corpo jogado em uma estrada próxima ao presídio Urso Branco. O fato da família ter ido embora de Rondônia alegando estar sendo ameaçada, e as declarações dadas pelo pai da vítima de que “teria gente graúda” envolvida no crime, deram ainda mais força a suposta participação de Jaqueline Cassol.
Fator político
Jaqueline Cassol havia assumido a presidência do PR ano passado, e chegou a anunciar sua pretensã de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Também vinha sendo cogitada a possibilidade dela vir a ser candidata ao governo. Foi mais ou menos nessa época que começaram a circular informações sobre o suposto envolvimento de Jaqueline nesse crime. A versão “vazada” daria conta que o ex-marido dela teria tido um envolvimento extra-conjugal com a vítima e isso teria ocasionado um sentimento de vingança.
Evidente
Que uma acusação dessa natureza acaba com a vida de qualquer pessoa. Trata-se de um crime sórdido, com requintes de crueldade, de natureza premeditada. Uma verdadeira bárbarie. Mas tão cruel quanto esse crime, é deixar circular um boato desses, sem dar a devida explicação. Se de fato houver envolvimento de Jaqueline Casso, ou seja lá de quem for, que a polícia prenda e jogue na cadeia o mais rápido possível. Agora, deixar qualquer pessoa que seja, ser acusada indiretamente de tamanha torpeza, é tortura psicológica. Mais criminoso ainda seria utilizar esse método para destruir desafetos políticos.
O problema
É que o governo da confusão fez uma lambança tão grande no caso da Operação Apocalipse, que fica complicado ter dúvidas quando se trata desse caso em questão. Como diria o sábio, essa é uma briga de cachorros grandes, e prefiro não me meter. A assembleia Legislativa pretende abrir uma CPI para investigar o suposto uso da máquina pública, mais especificamente do setor de inteligência da Polícia Civil, para destruir desafetos políticos. Serão preciso oito votos, e pelas minhas modestas contas, Cassol e Hermínio vão conseguir.
Grampolândia
Desde que Cassol foi governador, que circulam conversas sobre maletas israelenses para interceptações telefônicas, uso da polícia para intimidar pessoas e testemunhas e essas situações ganharam ainda mais força no governo Confúcio. Rondônia tem mais grampo que linhas telefônicas, e esse uso indiscriminado de sistemas de escutas deve ser revisto. Não existe um controle eficaz de fato sobre esses equipamentos, apesar dos protocolos dizerem “ser impossível usar o sistema indevidamente”. Até os bagres que estão morrendo afogados nas enchentes do Madeira sabem que isso é lenda. O Estado existe para servir o cidadão, e não para oprimir. Hoje em Rondônia vivemos em uma ditadura disfarçada. O governo da confusão conseguiu aprimorar ainda mais esse processo.
Sem graça
A ex-senadora Fátima Cleide disse nesta sexta-feira, em um programa de entrevistas a uma rádio de Ouro Preto do Oeste que “Porto Velho está com saudades da administração do PT”. Sei não, mas acho que ela estava tirando uma onda com a cara da população. Tudo em que Mauro vai de mau a pior, mas a maior parte dos problemas enfrentados por essa gestão, devem-se a incompetência administrativa de Roberto Sobrinho.
E vou além
Se Padre Ton for eleito governador, não se surpreendam com a nomeação de Roberto Sobrinho para alguma secretaria de governo. Eles integram o mesmo grupo e foi Ton quem defendeu Roberto dentro do PT e impediu sua expulsão. Ele pode até negar essa informação, mas ai fazer igual o Mauro Nazif, quando disse durante a campanha que não iria nomear seu irmão Gilson para uma pasta. Gilson foi um dos primeiros a ser indicado.
Boa
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com a ajuda do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, lidere uma campanha de arrecadação para devolver aos cofres públicos os mais de R$ 100 milhões desviados no esquema do mensalão. A cobrança foi feita em resposta a um ofício enviado ao ministro pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). No documento, o parlamentar queria explicações sobre as suspeitas levantadas por Gilmar quanto à legalidade das doações recebidas por petistas condenados no mensalão.
Anuários
Já estamos encaminhando as propostas para os anuários dos advogados e médicos de Rondônia. Contatos para maiores informações podem ser feitos pelos telefones (69) 9363-1909 ou 3225-9979, falar com Murilo.
Fale conosco
Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância.
Mulheres não perdem o interesse sexual com a idade
Há um consenso sobre a falta de interesse sexual da mulher na meia idade e após a menopausa que os cientistas acabam de derrubar. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh começaram a estudar 600 mulheres entre 40 e 65 anos em 2005 e, depois de quatro anos, classificaram 354 das iniciais 602 participantes como sexualmente ativas. No oitavo ano da pesquisa, 85% continuaram desta forma, segundo um relatório publicado na revista “JAMA Internal Medicine”. O estudo não observou a frequência das relações sexuais, mas segundo a pesquisadora Holly Thomas outro estudo apontou uma vez por mês como média para esta faixa etária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!