Confúcio está aborrecido com repercussão, mas segue otimista

Confúcio está aborrecido com repercussão, mas segue otimista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Habeas corpus


Nesta quinta-feira, a partir das 8h30min a 1ª Câmara do Tribunal de Justiça, composta por três desembargadores e um representante do Ministério Público, se reúne para julgar os pedidos de habeas corpus de vários presos na Operação Apocalipse. O Ministério Público deu parecer favorável a várias solturas, mas não creio que muitos obtenham sucesso não. A coisa deve permanecer como está devido ao fato das investigações ainda estarem em andamento.


De outro lado


Percebe-se que o Tribunal de Justiça anda bem cauteloso em relação aos procedimentos a serem adotados com os acusados nessa operação. A tendência é os envolvidos continuarem presos até que o inquérito seja concluído. Como já foi dada a prorrogação, é pouco provável a liberação dos acusados. Vamos aguardar.


Reviravolta


E o “Caso Naiara” ainda não está encerrado. Vem mais coisa por aí.


Embolando


Veio à tona nesta quarta-feira que a falecida esposa do vereador Jair Montes, Maria Eliane apresentava um quadro clínico complicado. A polícia pensa em exumar o corpo para saber se de fato ela foi envenenada, como ela própria alegou em depoimento. O que se sabe é que na época em que prestou depoimento, ela havia descoberto um suposto caso amoroso de seu marido com uma “jornalista que já trabalhou com um ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e, assim como a mulher de Jair, é evangélica”.


Evidente


Que a polícia está averiguando toda essa complicada relação. O depoimento de Eliane foi um dos principais elementos que levaram a polícia a dar início às investigações da Operação Apocalipse.


Aborrecido


O governador Confúcio Moura está chateado com o fato de ainda não estar conseguindo realizar algumas promessas feitas durante a campanha. Para Confúcio, este seria um ano de realizações, mas ele vê seu governo às voltas com uma mega-operação que atingiu também seu governo, “agora era para eu estar mostrando coisas positivas do nosso Estado para todo o país, mas estamos aí, novamente com manchetes negativas”.

Mas otimista


Porém o governador avalia que a Operação Apocalipse foi uma espécie de “mal necessário”. Era preciso passar a limpo uma série de situações, entre elas o envolvimento de pessoas próximas com “fatos nebulosos” e ele acredita que o resultado foi positivo. Elogiou o trabalho da polícia e de seu secretário, Marcelo Bessa e ainda aproveitou para falar sobre alguns setores que vem conseguindo obter sucesso, como o industrial.


Falta divulgar


Em conversa na manhã desta quarta-feira comigo, em um encontro casual, o governador afirmou que muita coisa precisa melhorar em seu governo, mas ele sabe também que uma das falhas graves que tem, é a falta de divulgação das ações positivas que vem sendo desenvolvida pelo Estado em diversos setores. E reconhece que apesar dos avanços, vem tendo muitos obstáculos em seu caminho.


Reeleição


O governador não falou em sua reeleição, mas afirmou ser a favor do fim da mesma, como vem sendo discutido no Congresso. Para ele, “cinco anos são mais que suficientes para qualquer um governar”. Nesse ponto concordo com ele.


Garimpo


Confúcio aproveitou para falar sobre a situação dos garimpos em Rondônia. Ele disse que atualmente saem do Estado cerca de 250 quilos de ouro por mês apenas na região de Porto Velho, mas a maior parte desse minério é contrabandeado, ficando quase nada para o Estado. Ele disse ainda ter conversado com a presidente Dilma Roussef sobre a situação do garimpo da reserva Roosevelt, que segundo ele “continua tendo seus diamantes contrabandeados”. Confúcio quer que a União adote medidas de regularização da exploração de minérios em terras indígenas, “a Caixa Econômica poderia comprar essas pedras e ganharia o município, o estado e a União”.


Reforma


E o governo aguarda o retorno do Legislativo para dar início a uma pequena reforma administrativa. Muita coisa deve mudar a partir de agosto.


Vacância


A pergunta do dia é, quem assume no lugar de Edivaldo Soares na sub-chefia da Casa Civil?


Prestigiado

E a posse de Edivaldo Soares na Assembleia Legislativa foi muito prestigiada pelos governistas. O primeiro escalão em peso esteve presente, o que já indica que ele terá bastante apoio do Palácio. Soares deve dar um novo gás na relação governo/assembleia. Ele tem um bom trânsito junto aos deputados.


Fale conosco


Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.


Cromossomo responsável pela síndrome de Down é “desligado” em laboratório


Cientistas americanos conseguiram "desligar" o cromossomo responsável pela síndrome de Down numa experiência feita com células humanas em laboratório. A pesquisa, publicada na "Nature", abre caminho para uma revolução no tratamento da condição dentro de alguns anos.

Os seres humanos nascem com 23 pares de cromossomos, incluindo os dois cromossomos que definem o sexo (XX ou XY), num total de 46 em cada célula. As pessoas com síndrome de Down têm três - em vez de duas - cópias do cromossomo 21. Este terceiro cromossomo provoca sintomas como dificuldade de aprendizado, o surgimento precoce de doenças como o mal de Alzheimer e um risco maior para problemas circulatórios e cardíacos. E foi justamente esse cromossomo "extra" que os cientistas conseguiram "desligar". A terapia genética, que usa genes para tratar doenças, vem sendo testada para problemas causados por um único gene problemático. Mas, até agora, a ideia de conseguir silenciar os efeitos de um cromossomo inteiro parecia além do campo das possibilidades, mesmo no laboratório. Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts conseguiram demonstrar que, ao menos em teoria, tal perspectiva é possível ainda que leve mais algumas décadas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS