Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Casa caiu
Começam a ser revelados os esquemas no Detran de Rondônia. E que esquema. A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira dezenas de pessoas que vendiam CNHs falsas, além de fazer todos os tipos de rolos no órgão. A venda de CNH falsa deveria ser qualificada como homicídio doloso (quando existe intenção de matar), porque autorizar uma pessoa que não tem capacidade de passar nos exames do Detran a dirigir é um crime gravíssimo. Essa pessoa se torna uma arma que certamente vai tirar a vida dela própria ou pior, de outros que nada tem a ver com a história.
Nova geração
Interessante observar nessa operação que entre os presos estão dois filhos do ex-secretário de segurança pública de Rondônia, Walderedo Paiva, além do filho do ex-deputado estadual Edson Gazoni, atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho. Um dos filhos de Walderedo já havia sido preso na Operação Pretória, que investigou os rolos no TRT de Rondônia. Já o filho de Gazoni estava trabalhando como secretário-adjunto do Meio Ambiente de Porto Velho.
Registro
Walderedo Paiva era conhecido como “Mão de Onça” e foi combativo contra o crime em Rondônia nos anos 80. Foi deputado estadual constituinte e fundador da Associação dos Policiais Civis de Rondônia. Também exerceu por diversas vezes o cargo de secretário de Segurança. Faleceu em João Pessoa (PB) em 7 de abril do ano passado, após complicações causadas por seguidos acidentes vasculares no cérebro. Se estivesse vivo, estaria profundamente decepcionado com seus filhos.
Nascendo quadrado
Mas além da turma presa na operação Hidra de Lerna (esse nome não convenceu). Alguém importante e conhecido poderá ser preso nas próximas horas. Não vou dizer quem é para ele não fugir! E nem adianta perguntar, não vou contar mesmo. Mas quem me acompanha pelo Facebook vai saber primeiro. Pode ser que amanhã eu conte!
PEC 37
Os líderes dos partidos resolveram rejeitar a PEC 37. Isso quer dizer que as manifestações surtiram efeito. O povo nas ruas consegue resolver, de fato.
Rua da Beira
O governo do Estado conseguiu do DNIT a delegação para concluir as obras da Rua da Beira, em Porto Velho. Parece que agora a coisa vai se resolver, finalmente.
Reforma política
A forma pode até estar equivocada, mas existe a necessidade real de fazer uma profunda reforma política no País. Tem que mudar o modelo, os financiamentos de campanha, as coligações, a matemática proporcional, enfim, o modelo atual é cansativo, complicado, lento e muitas vezes injusto.
Fechando o baú
A justiça do Trabalho determinou nesta terça-feira o afastamento (dessa vez definitivo) do atual presidente da FIERO, Dênis Baú. A junta governativa assumiu, por determinação judicial. Foram três votos a dois e cabe recurso, mas fora do cargo e lá em Brasília. Por aqui já acabou. Com isso, encerra-se um complicado ciclo na FIERO.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Legista associa morte de mulher ao consumo dez litros de refrigerante por dia
Um médico-legista da cidade de Invercargill, na Nova Zelândia, concluiu que o hábito compulsivo de beber Coca-Cola de uma mulher de 30 anos contribuiu para o ataque cardíaco que a matou há três anos, de acordo com o site da BBC. Não era uma quantidade qualquer. Natasha Harris bebia 10 litros do refrigerante todos os dias. O mesmo site britânico disse que a quantidade ingerida pela mulher, mãe de oito filhos, equivalia a duas vezes o limite seguro de consumo de cafeína e 11 vezes o o limite recomendado de açúcar. Em resposta, a Coca-Cola informou não havia como provar se o consumo do refrigerante contribuiu para a morte de Natasha. Parentes da neozelandesa contaram que ela desenvolveu um vício ao refrigerante, inclusive com sintomas de abstinência, como tremores, quando Natasha não tinha acesso ao produto. O legista David Crerar afirmou que o consumo do refrigerante aumentou os riscos de arritmia cardíaca. Natasha costumava beber Coca-Cola, segundo informou a BBC, desde as primeiras horas do dia e perdeu todos os dentes por deterioração e pelo menos um de seus filhos nasceu sem esmaltes na primeira dentição. O mesmo legista ponderou que a Coca-Cola não pode ser responsabilizada pela saúde de consumidores que consumam o produto de forma excessiva. A empresa multinacional informou, por sua vez, que o próprio médico reconheceu que não tinha certeza sobre a causa do ataque cardíaco da mulher.
Listão de presos
Confira abaixo a relação de todos os presos na Operação Hidra de Lerna.
Jorgiano Melo da Silva
Ducicleide Pereira Barbosa da Silva
Duci Maria de Camargo
José Ferreira da Silva (Zé)
Geovana Ferreira da Silva (Nega)
Messias Souza da Costa (servidor do Detran)
Mercedes Soares Macalé (Telma)
Jonatas Soares de OLiveira (Pedrinho)
Daniel Soares de OLiveira (irmão de Pedrinho)
Maria de Fátima Bezerra da Silva (Donda)
Edvaldo Pereira Beijarana (Velho)
Weldem Loiola de Carvalho (Fuá, Edinho ou Maranhão)
Nadson Ferreira de Souza (Gracinha ou Nazinho)
Hilailton Bruno Azevedo Miotto
Adriano Gonçalves Martins (Alemão)
Eduardo Alberto Gama
Leandro Santos Farias (Louro)
Rodolfo José de OLiveira Paiva ou Rodolfo José da Costa Paiva
Wendell Rodrigo da Costa Paiva
Valciclei Queiroz da Silva (Paiuzinho)
Dejailton Gama Gomes (Nenem)
Rosângela Ferreira Bezerra
Manoel da Silva Neves
Carlos Antônio Melo da Silva (Carlinhos)
MIchel da Silva Montenegro (Gigante)
Jean Carlos Pedraça Leocádio
Rozimar Barrozo de Moraes
Franklin Júnior Farias Duarte (Frank)
Franklin Moreira Duarte
Jonas Alencar da Silva
Vanete Andrade de Jesus
Raimundo Egberto Paiva Feitosa
REvanildo Rodrigues Braz
Edenilson Rodrigues Braz
Generino Lopes de Sá
FRancisco Antônio dos Santos
Jeane Silva Araújo
Willion Ferreira do Nascimento (Willian)
Maria Marta Cardoso Gonçalves (Marta ou Maninha)
Igor Vieira de Azevedo Silva (Paraíba)
Alberto Carlos de França (Beto do Sintero)
Jacson Siqueira dos Santos
Orlando de Lima Barros
Valnir Gonzaga de Leles Júnior (servidor da IDARON)
Valdeney Colares da Silva (servidor do Detran)
Marcelo da Silva Pinheiro (servidor do Detran)
Bruno Henrique Lima Paraguassu (servidor do Detran)
Tiago de Castro Gazoni (Sec. Mun. de Meio AMbiente PVH)
Senilson Cavalcante dos Santos (Despachante Senilson)
Dazio José Pinto Lopes
Edvaldo Matos da Rocha (Despachante Edvaldo)
Gustavo Canapini
Ed Bianco Beleza Meireles
Leila Mendes Vieira
Raimundo Nonato Ribeiro
Valdinei Alves Ferreira
Nyelson da Costa Lima
Nelson Pereira Coelho
Charles Melo de Lima
Charles de Souza do Nascimento
Edimilton Oliveira de Morais
Marcio Gomes Dias
Marcelo André de Oliveira Balthazar
Israel Adunes Zenatti
Célio Roberto Bentes
Joelton da Silva Lima
Michel Herbert Santana
Marcieudo Silva de Araújo
Buscas domiciliares e apreensões
Altemir Carvalho de Lima
Paulo César Teixeira
Clovis Estevam de Oliveira
Geraldo Clemente Santa
José Rodrigues Moraes
José Alves Ferreira
Celestrino Gomes da Silva
Odair José de Paula
Alvelindo Bernardes de OLiveira
Paulo Quirino de Souza
João Rodrigues Ferreira
Fábio Luiz de OLiveira
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!