Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ainda solto
Condenado à perda da função pública (por 5 vezes), suspensão dos direitos políticos por 40 anos, multa no valor 100 salários de presidente da Assembleia mais R$ 2 milhões 105 mil reais e 44 centavos e a proibição de contratar com o poder público por 36 anos. Essas são as penas impostas ao ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira. A grande pergunta que a população faz é: e prisão, ele ainda vai ser preso?
Outros
Também foram condenados, com penas menores Luciane Maciel da Silva Oliveira, Antonio Tadeu Moro, Rondoforms Indústria Gráfica Ltda, Antonio Spegiorin Tavares, Renato Ernesto Bolf, Grafiel - Gráfica e Editora Ltda, Deusdete Vieira de Souza, Deusdete Vieira de Souza e Cia Ltda, Celino Pinto Figueiredo, Palmares Gráfica e Editora Ltda, João Alves Pereira Neto, Alves Pereira Comércio e Indústria Gráfica Ltda, Sonia Costa Lara e Arcan Distribuidora Ltda.
E a pergunta?
Bem, essa pelo visto vai continuar sem resposta. E é exatamente essa demora judicial, a enormidade da recursos disponíveis para quem tem bons advogados que revolta a população. Ao mesmo tempo, criminosos menores, que são presos por pequenos furtos, aprodrecem no sistema penitenciário, muitas vezes esquecidos e sem nenhum tipo de auxílio, transformam-se em criminosos violentos por que passam a entender que o sistema judiciário brasileiro apresenta falhas gigantescas que permitem a impunidade.
Mudanças
Uma das mais significativas alterações feitas pelo Congresso desde o fim da ditadura militar foi a Lei do Ficha Limpa. Uma lei de iniciativa popular que serviu como uma espécie de “vacina” contra maus políticos. Para se ter uma ideia, é graças a essa legislação que os deputados que foram processados lá na Operação Dominó, em 2006, vão estar fora da disputa em 2014. Eles recorreram ao Superior Tribunal de Justiça para não irem para a cadeia, mas estão todos enquadrados na lei do ficha limpa, tem decisão colegiada e não vão poder estar na disputa.
De cara
Temos Kaká Mendonça, Neodi Carlos, Maurão de Carvalho e Marcos Donadon fora da disputa. Muitos vêem nisso uma janela interessante para entrar na Assembleia, já que os quatro são eleitos e reeleitos consecutivamente por suas regiões, mas a coisa não é assim tão simples. Eles já contam com um “plano b” e trabalham com nomes de parentes para ocuparem essas vagas.
De qualquer forma
É um avanço sabermos que eles precisam criar subterfúgios porque a legislação os impede de sentarem novamente na cadeira de deputado. Entre eles, o caso mais grave é o de Marcos Donadon. O deputado peemedebista já tem condenações desde que presidiu a Assembleia, na década de 90 e foi acusado e condenado, junto com seu irmão Natan Donadon, de desviarem milhões em esquemas fraudulentos de publicidade. Ele é reincidente na Operação Dominó e é questão de tempo para que ele veja o sol nascer quadrado.
Relembrando
Para quem não sabe ou não lembra porque chegou agora, Marcos Donadon foi eleito deputado estadual pela primeira vez com apenas 23 anos em 1995, na 4ª legislatura da Assembleia rondoniense. Em seguida foi eleito presidente da Casa e se meteu em uma série de rolos. Naquela época o controle sobre o dinheiro público era precário e a coisa foi tão cabeluda que mesmo com deficiência tecnológica foi possível detectar fraudes diversas na administração da Casa. Proporcionalmente Donadon foi eleito naquele ano o mais jovem deputado estadual do país. Tinha uma carreira brilhante, mas ele próprio enterrou seu futuro político.
Congresso
O Tribunal de Contas do Estado (TEC) e o Ministério Público de Contas (MPC) realizam no próximo dia 7 de junho, no auditório do TCE um congresso comemorativo aos 30 anos das duas entidades. A solenidade terá início às 7h30min e durante todo o dia serão proferidas palestras com André Tavares Ramos, Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva, Héverton Alves de Aguiar e Romeu Felipe Bacelar Filho. No evento será lançado ainda um períodico chamado Gestão e Controle, uma revista acadêmica segmentada para a área de administração pública.
Enquanto isso
Nossos deputados estaduais estão participando da Conferência do Parlamento Amazônico, entidade associativa criada e regida pela UNALE (União Nacional do Legislativo) compostas pelos parlamentares dos estados amazônicos para tratar sobre os interesses dos povos amazônidas. Mas o interessante dessa história é o local escolhido pelos parlamentares para “discutir a Amazônia”. Foi lá em Recife (PE), na beira da praia. É mais ou menos como querer discutir o clima da Antárdida no deserto do Saara.
Legal
É que ninguém quer discutir a Amazônia na Amazônia. Deve ser porque aqui tem mosquitos, clima tropical com alta umidade relativa do ar, que causa uma sensação de calor horrorosa. Tem gente achando que essa viagem é um “trem da alegria”. Maldade pura!
Mensagem
O governo do Estado divulgou uma singela carta à população onde informa que não vai conceder nenhum tipo de reajuste, nem aos servidores que estão em greve nem àqueles que pensam em entrar em greve. Os motivos são as crises “mundial e nacional” e o fato do governo estar “a 0,55% do limite prudencial da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), em relação à folha de pagamento”.
A solução
Para esse detalhe da folha, qualquer barnabé sabe dar, é a exoneração do excedente de comissionados e um reescalonamento salarial, coisa que qualquer gestor com bom senso já teria feito. Mas não o governo Confúcio, que prefere manter a coisa exatamente como está. Interessante observar que o Diário Oficial trás todos os dias nomeações e mais nomeações de servidores comissionados. O PMDB inteiro está lá e nem precisa fazer muito esforço para achar não.
Movimento
E nesta quinta-feira os grevistas da SEJUS, Polícia Civil e Educação prometem uma mega-manifestação contra o governo de Confúcio. Fazia tempo que não acontecia uma revolta desse porte por essas bandas e isso só está acontecendo porque o governo não cumpriu promessas feitas durante a após a campanha eleitoral.
E mais
O governo deu um péssimo exemplo no início dessa administração ao tratar com condescendência movimentos paredistas. Completamente perdido em situações de crise, demonstrou que não sabia o que fazer, abrindo precedentes perigosos. Querer endurecer agora é falta de bom senso.
Na grade
O ex-prefeito de Guajará-Mirim Atalíbio Pegorini continua preso. Um pedido de habeas corpus foi negado nesta quarta-feira. Os demais acusados também estão na mesma situação.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Vitamina C consegue eliminar bactérias da tuberculose
Pesquisadores da Universidade de Yeshiva, em Nova York anunciou nesta quarta-feira uma descoberta surpreendente, que pode se transformar em uma forma mais simples e barata de combate a tuberculose multirresistente, aquela em que os tradicionais coqueteis de antibióticos são incapazes de curar. Os cientistas da Yeshiva observaram, por meio de testes em tubos de ensaio, que as bactérias multirresistentes eram destruídas em ambientes com vitamina C. Cerca de 650 mil pessoas em todo o mundo sofrem com a tuberculose multirresistente. A tuberculose ainda é uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento. Os autores do estudo afirmam agora que são necessários novos estudos para saber se o tratamento com vitamina C pode funcionar como uma droga contra a tuberculose multirresistente em humanos. - Este é um grande estudo para levarmos em conta porque há cepas de tuberculose para as quais ainda não há remédio e, no laboratório, pudemos observar que elas podem ser mortas com vitamina C - disse o líder da pesquisa, Ibrahim Abubakar. De acordo com o pesquisador, a vitamina C consegue turbinar a produção de oxigênio reativo, chamados de radicais livres, que atacam as bactérias que provocam a doença. Frutas cítricas e verduras, como brócolis, são boas fontes da vitamina.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!