A Deputada Estadual Cassia Muleta participou de importante reunião na manhã desta segunda-feira na Presidência da Casa de Leis, com a presença dos Secretários da Casa Civil e Sesau, representantes dos Poderes, Prefeitos e Ministério da Saúde para debater acerca do iminente colapso no fornecimento de oxigênio em todo o estado.
Diante do agravamento da pandemia e grande número de casos e óbitos, o consumo de oxigênio tornou-se extremamente elevado, e em face disto, municípios começam a apontar falta de oxigênio para atender as vítimas de Covid. Para evitar uma tragédia como a ocorrida em Manaus, as autoridades que participaram da reunião discutiram vários aspectos para se chegar a uma solução imediata.
Empresas que fornecem tal serviço em Rondônia como White Martins e Oxiporto destacaram suas demandas quanto à logística estuveram presentes para explicar a real situação. O General Ridauto, representante da Logística do Ministério da Saúde afirmou que medidas já foram tomadas para garantir o fornecimento de oxigênio para Rondônia e Acre, e que haverá ponte aérea para esse abastecimento 3 (três) vezes por semana com voos da Força Aérea. Ademais, que o país enfrenta uma escassez em cilindros e que o Governo já se prontificou a fornecer inicialmente 200 cilindros para os dois estados mencionados. Ridauto informou ainda que estão sendo providenciadas usinas de produção de oxigênio de pequeno porte a serem instaladas em Rondônia.
A Deputada Cassia, como Presidente da Comissão de Saúde ressaltou que está vigilante e à disposição para atuar, e ainda sugeriu que estas usinas de oxigênio sejam instaladas nas cidades pólo de forma a atender de maneira mais rápida os municípios que necessitam reabastecer seus cilindros. Somente com um trabalho responsável e uma logística acertada é que essa problemática será sanada. O combate ao Covid requer o auxílio de todos em conjunto.