RONDÔNIA: Jhony Paixão quer instituir Programa Geral de Saúde Mental para segurança

O Grupo de Estudo e Pesquisa na Prevenção em Suicídio (GEPESP) apontou que no Brasil nos anos de 2017 e 2018 o número de suicídios de agentes de Segurança teve uma alta de 140%

RONDÔNIA: Jhony Paixão quer instituir Programa Geral de Saúde Mental para segurança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Deputado Jhony Paixão protocolou na Secretaria da Assembleia Legislativa de Rondônia um Projeto de Lei que Institui o Programa Geral de Saúde Mental do Policial do Estado. O PL visa à ampliação de acompanhamento psicológico e terapêutico individualizado de Policial Civil, Militar, Penal e Bombeiro Militar, desde o ingresso da Carreira até a aposentadoria do agente de segurança pública. O parlamentar que exerceu por quase 15 anos a função de Policial Militar na cidade de Ji-Paraná conhece bem a rotina exaustiva dos profissionais. “O dia a dia de um agente de segurança é bem estressante. Creio que um acompanhamento para o profissional que necessitar de auxílio é bem importante, o que refletirá de forma positiva no ambiente de trabalho e até mesmo para sua vida social”, disse Jhony.
 
O Grupo de Estudo e Pesquisa na Prevenção em Suicídio (GEPESP) apontou que no Brasil nos anos de 2017 e 2018 o número de suicídios de agentes de segurança teve uma alta de 140%. Além dos suicídios consumados, também houve um aumento na tentativa. De acordo com os estudos, os problemas com a saúde mental foram os mais citados como motivadores dos consumados e tentativas. Já para os casos de homicídios seguidos de suicídios, os conflitos conjugais e os términos de relacionamentos amorosos predominam.
 
Em Rondônia, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa da Cidadania (SESDEC), nos últimos cinco anos foram registrados cerca de 600 de suicídios.  Essa estatística é referente à população em geral e agentes de segurança pública ligados ao Poder Executivo do Estado.
 
 “A questão da saúde mental é algo que deve ter atenção e como parlamentar, sempre estarei atento para auxiliar a população. A proposta do projeto, por exemplo, vai disponibilizar uma equipe multidisciplinar do trabalho, composta por psicólogo, assistente social, psiquiatra e psicoterapeuta para os que atuam  na segurança da população”, pontuou o deputado.
Este mês é marcado pela campanha Setembro Amarelo. A Campanha acontece desde 2014 por meio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CRM) e o Projeto de Lei do deputado foi elaborado já  com o foco no mês Mundial da Prevenção ao Suicídio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS