COMUNIDADE PAULO LEAL: Vereador Aleks Palitot apoia projeto de revitalização de vila histórica

A vila comportava os trabalhadores da Madeira Mamoré na década de 60 e 70 e pode se tornar hoje um grande polo turístico na Capital

COMUNIDADE PAULO LEAL: Vereador Aleks Palitot apoia projeto de revitalização de vila histórica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde da última terça feira (19), o Vereador Professor Aleks Palitot recebeu em seu gabinete um grupo de engenheiros, arquitetos e representantes da Comunidade Paulo Leal, que fica localizada na Estrada da antiga Cachoeira do Teotônio, hoje um lago devido a inundação permanente causada pela instalação de uma usina de energia. A visita do grupo teve a motivação de buscar apoio junto ao Vereador, que é ativista das causas históricas, culturais e turísticas.

 

Para Geraldo Lima, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Paulo Leal, o lugar possui imenso potencial turístico, já que há relíquias em estado de abandono, como maquinários da antiga estrada de ferro e casas antigas, com arquitetura colonial, que marcaram toda a época da construção e funcionamento da Madeira Mamoré. “Nós hoje trabalhamos com agricultura familiar, mas temos a esperança de que um dia esse lugar possa virar um local atrativo para que a nossa história seja multiplicada e também, para que Porto Velho ganhe mais um aparelho turístico para receber pessoas de qualquer lugar do mundo”, comentou Geraldo.

 

Durante a reunião, a arquiteta Joana Frade, junto aos engenheiros civis Danilo Giolo e Ismael Braga, apresentaram o projeto arquitetônico digitalizado de uma prospecção de como o lugar pode ficar e ganhar o status de polo turístico. O Vereador Aleks Palitot ficou surpreso com a dimensão e a beleza do projeto, que cria um complexo com praça, museu, coreto e diversos atrativos que realmente podem mudar de vez a história daquela comunidade, mantendo a ideia inicial de revitalização e manutenção do que já existe. “Realmente é um projeto extraordinário e que tem total potencial para virar um aparelho sustentável de turismo, o que vai mudar para melhor a vida das pessoas e também dar mais qualidade de vida para os rondonienses. Eu vou buscar apoio junto a bancada estadual e federal para que esse sonho saia do papel e se torne realidade”, enfatizou o Vereador.

 

A comunidade hoje recebe visita de curiosos e um certo número de turistas, o acesso fica pela BR 364 sentido Rio Branco-AC, km 18 à direita e segue por uma estrada de chão até o km 16 aproximadamente. É possível avistar a linha férrea e as casas antigas, além das sucatas de locomotivas e outras máquinas antigas que serviam à Madeira Mamoré.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS