ENTREVISTA: Vereador Aleks Palitot relembra a luta pelo Transporte Escolar

Denúncias do vereador resultaram em investigações e operações de forças policiais na Semed

ENTREVISTA: Vereador Aleks Palitot relembra a luta pelo Transporte Escolar

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em entrevista concedida no último dia 05, ao apresentador do programa A Hora do Povo, Arimar Souza de Sá, o Professor Aleks Palitot, relembrou sua trajetória política e sua militância à frente da Comissão de Educação da Câmara Municipal (2017/2018), onde questionava o transporte escolar na Zona Rural e Baixo Madeira, além da perda da verba do Ministério da Educação destinada a Campanha de Erradicação do Analfabetismo.

 

Ao assumir a presidência da Comissão em fevereiro de 2017, uma das minhas primeiras medidas foi pedir vista dos contratos da Semed. Foi quando atestei falhas e equívocos nos processos com as empresas prestadoras do serviço de transporte na zona rural e o transporte fluvial de estudantes”, afirmou o vereador, durante entrevista ao programa veiculado pela Rádio Caiari.

 

 

 

 

 

Estas, eram demandas que a comissão tinha o compromisso de se reunir e zelar, visando sempre a qualidade do serviço prestado pelo município de Porto Velho para a sociedade”, declara Palitot. Durante o biênio em que esteve como Presidente da Comissão, foram protocoladas quatro denúncias ao Ministério Público solicitando providências para a demanda.

 

A secretaria Municipal de Educação, foi alvo da operação da Policia Federal denominada Ciranda, com o objetivo de combater os desvios de recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar. Ação que resultou na prisão do então Secretário, empresários e agentes públicos que em conluio fraudavam as licitações.

 

 

 

 

 

No início de 2019, Aleks foi afastado da Presidência da Comissão passando a atuar como membro e ainda que de forma mais sutil, continuou a atuar em prol da população, principalmente da dos distritos da Ponta do Abunã. “Como presidente da Comissão de Educação minha luta era fiscalizar o executivo municipal. Realizei uma verdadeira “via crucis” em busca de documentos. Foram e idas e vindas a Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público, reuniões intermináveis com promotores, gestores, servidores e até representantes de empresas de transporte envolvidas no imbróglio que dura até os dias de hoje”, assegura Palitot.

 

Durante a reunião da Comissão de educação realizada em 19 de outubro. “Há vários pontos que devem ser observados antes de permitirmos o empréstimo desta magnitude e para este fim. O Juros, o número de parcelas, se há veículos à pronta entrega e principalmente como a prefeitura pretende operacionalizar. É preciso criar uma estrutura para cuidar dessa frota e esse serviço será terceirizado”, questiona Palitot.

 

 

 

 

 

Para o Professor Aleks Palitot, “o que não se pode permitir é que a população saia mais uma vez prejudicada pelo atraso e pela falta de gerência na educação. Os alunos tem direito de frequentar a escola e isso é uma responsabilidade do município, estando inclusive, previsto em seus direitos constitucionais básicos, o que não é respeitado há muito tempo e é necessário corrigir esta situação”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS