Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A administração Hildon Chaves mal completou o seu primeiro aniversário e o que se observa é uma desconfortável sensação de final de festa. Aos poucos, o governo vai perdendo a confiança da população. E não somente dela. Já tem vereador da base aliada chiando.
Na sessão plenária de segunda feira (4), o vereador Jacaré abriu o verbo. Disse que o prefeito é uma pessoa bem-intencionada, mas está cercado de gente incompetente. Jacaré apenas repetiu o óbvio ululante. Só boas intenções, porém, não vão ajudar a resolver os problemas contra os quais se debatem a sociedade.
Ao observador mais atento, a impressão é de uma orquestra cheia de instrumentos desafinados, facilmente identificados nas secretarias de saúde, transporte coletivo, agricultura e obras - apenas para ficar nesses quatro exemplos - que, até agora, não encontraram o ritmo certo da música. E é ai que o maestro precisa ter uma audição bastante sensível para perceber o problema e solucioná-lo.
O portovelhense que viu e ouviu a sua cidade sendo cantada em prosa e verso, hoje, vê sua esperança escorrer por entre os dedos. É ilusão querer tentar tapar o sol com uma peneira. Os fatos estão ai indesmentíveis.
É bem verdade que se não ouve falar em escândalo, denúncia de corrupção ou coisa do gênero. Graças a Deus! O mal que corrói as estranhas da administração tucana chama-se incompetência, com as devidas exceções. O governo exauriu-se, esgotou o seu conteúdo. Não há mais do que se falar. Vive de aparências, enquanto a população sofre e cobra ações rápidas e eficientes, sobretudo em setores essenciais.
Se uma pesquisa fosse feita hoje, para aferir o grau de confiança do governo Hildon Chaves, o resultado seria um desastre. E confiança é à base de tudo. É como um cristal que se quebra e não se cola mais. E ainda que se cole, não fica perfeito. Nesse curto período de governo, o prefeito já degolou várias cabeças, mas ainda há muitas cujos neurônios estão precisando de um estímulo elétrico, mais precisamente no córtex pré-frontal, responsável, segundo especialistas, pelo conhecimento.
A população de Porto Velho não pede muito ao prefeito Hildon Chaves, legitimamente consagrado nas urnas, apenas que sua excelência coloque em prática as promessas de campanha, em nome dos mais elevados interesses da municipalidade. Somente isso. Nada mais!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!