Sistema DivulgaCandContas 2016 é fonte de pesquisa para eleitor
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o sistema DivulgaCandContas 2016 permite ao eleitor consultar uma série de informações sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2016. No sistema, o cidadão tem acesso às propostas dos candidatos a prefeito, declarações de bens dos candidatos, situação do registro de candidatura, certidões criminais, estatísticas de registros de candidaturas por região e estado, limites de gastos para os cargos e dados sobre o financiamento das campanhas, entre outros tópicos.
Como o próprio texto de apresentação da página revela, o sistema tem como objetivo a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos no Brasil. O acesso ao sistema é feito por meio dos seguintes passos: deve-se clicar no link “Eleições”, na barra superior da página do TSE, depois em “Eleições 2016”, “Divulgação de candidaturas e contas eleitorais”, e, por fim, em “DivulgaCandContas”. Ao entrar, o eleitor se depara com duas grandes áreas de pesquisa: Consultas por Regiões Brasileiras e Consultas Individuais/Contas Eleitorais.
Na primeira área, ao acessar uma região específica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), o cidadão pode fazer uma consulta por estado, para saber os números de registros de candidatura a prefeito, vice-prefeito e vereador. No link “Candidatos” de um estado, o eleitor pode verificar as informações sobre um candidato em determinado município, tais como situação do registro, partido/coligação, limite de gastos da campanha, ocupação, prestação de contas, dados de receitas e despesas, inclusive tipos de doação (pessoas físicas, pela internet, de candidatos, de partidos, total de recursos estimáveis em dinheiro etc).
Já a área Consultas Individuais/Contas Eleitorais divide-se em: “Doadores e Fornecedores” (lembrando que candidatos e partidos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral o relatório financeiro de campanha, a cada 72 horas, contadas do recebimento da doação), “Limite de gastos” de campanha e contratação de pessoal, “Estatísticas de Candidaturas” e “Repositório de Dados Eleitorais”.
No link “Estatísticas de Candidaturas”, o cidadão pode consultar também a quantidade de registros por cargo, grau de instrução, ocupação e faixa etária dos postulantes a candidatos. Por sua vez, o “Repositório de Dados Eleitorais” traz informações brutas sobre os candidatos e os resultados das eleições realizadas desde 1945, entre outros itens, sendo uma fonte permanente de pesquisa para eleitores, estudiosos e o público.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!