A política da jogada para a plateia – Por Fábio Marques

A política da jogada para a plateia – Por Fábio Marques

A política da jogada para a plateia – Por Fábio Marques

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início da semana passada, o deputado Neidson Soares esteve em Guajará-Mirim. De passagem rápida, a visita do deputado nada de novidade trouxe para aquilo que a população espera de um parlamentar voltado para os interesses da cidade. Anunciou muito pouco para uma cidade que aos poucos se definha como de status no cenário regional.

Enquanto Nova Mamoré avança rumo ao progresso, em Guajará-Mirim enfermos perambulam sem atenção pelo Hospital Regional, jovens são obrigados a se lançarem no submundo das drogas e da violência, cidadãos de bem são vitimas dos meliantes, enquanto outros agonizam pela falta de oportunidades para seus filhos que acabaram de concluir seus estudos, lojistas estão passando aperreios, a cidade encontra-se numa situação de caos e desordem como nunca antes houvera.

E enquanto isso ocorre, o que faz aquele que se diz representar a cidade lá no “equidistante” Estado de Rondônia para resolver o problema? Distribui ambulâncias.

Foi este o exato motivo da visita relâmpago do deputado Neidson Soares à Guajará-Mirim na semana passada. Entregar uma ambulância. Mas isto não é o fim da picada. O que surpreende é que ainda tem gente que aplaude e festeja com fogos de artifícios tais atos e atitudes que nada mais são do que populismo reles e barato. Que atraso!

Sim, que atraso ter que encarar como premiação de consolo tal atitude partida de um parlamentar que se vê obrigado a fazer da entrega de uma ambulância um objeto de sobrevivência política. Distribuir ambulâncias é fato de se lamentar e não de se celebrar. A população está doente porque não existem politicas públicas para a criação de empregos e que induzam a alavancagem da economia de Guajará-Mirim.

Mas olhando a coisa pela ótica do deputado, até que não está de todo errado. Já que o mesmo não possui projetos para oferecer empregos, acabam sobrando doentes no Hospital Regional e nos postos de Saúde.

O que Guajará-Mirim precisa é de iniciativas que resultem no aumento substancial de ofertas de empregos na cidade, de políticas públicas que objetivem recuperar a força motora da economia, que arrumem jeitos e maneiras de oxigenar o comércio local, que trabalhem de verdade projetos de saneamento, esgoto e drenagem em todos os bairros, que invistam na infraestrutura das avenidas urbanas e das estradas vicinais, na geração de energia para os povos da floresta, nos incentivos à produção agrícola, na construção de escolas de capacitação tanto na cidade como nos distritos, na equipagem do Hospital Regional com médicos de todos os segmentos, aparelhos e remédios, enfim, Guajará-Mirim precisa de uma agenda voltada para o resgate do progresso da chamada “Cidade Pérola”.

Jogando para a plateia, o deputado Neidson Soares está fazendo da demagogia o atributo máximo de sua atuação política. Se a arte da política já é difícil para aqueles que sempre viveram o cotidiano da política, imagine para um calouro no assunto, como é o caso do ilustre parlamentar.

As promessas de campanha estão em aberto. Projetos que realmente levantem o moral social de Guajará-Mirim como a cidade de vanguarda que um dia já foi, parece que não iremos ver no mandato do parlamentar. Pode até ser que se realizem nos seus últimos anos a frente da Assembleia onde terá cadeira cativa na mesa de direção da Casa. Vamos esperar.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS