Raupp e deputada Marinha tratam com representante da China sobre ferrovia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O coordenador da Frente Parlamentar Mista Brasil/China/Peru, senador Valdir Raupp(RO) e a deputada federal Marinha Raupp(RO) se reuniram
na manhã desta quarta-feira(16) com Wang Jianxun, diretor da empresa estatal chinesa CEIEC, para discutir a construção da Ferrovia Bioceânica, que em Rondônia, terá a extensão de 760 KM, no trecho Porto Velho/Vilhena.
Durante o encontro, o representante da China Wang falou do interesse da China em investir na Ferrovia que será uma rota alternativa de escoar a produção para os países asiáticos sem precisar passar pelo canal do Panamá. Há vários bancos chineses interessados neste empreendimento, especialmente o ICBC, que atua com investimentos no mesmo modelo do BNDES, disse o representante chinês.
O senador Valdir Raupp afirmou que sempre acreditou na construção da ferrovia bioceânica, e que a reunião serviu também para que a Frente Parlamentar apresentasse o Plano de Trabalho que inclui seminários nos estados contemplados com a Ferrovia.
O senador lembrou que o estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devido a sua ação política e da deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/08, no Congresso Nacional.
Na Câmara Federal, a deputada federal Marinha Raupp pediu e o deputado federal Jaime Martins(MG), relator da MP 427, incluiu Vilhena e Porto Velho, nos trechos da ligação ferroviária da bioceânica, ressaltou o senador Raupp.
O deputado federal Fábio Garcia(MT) que é um dos coordenadores da Frente Parlamentar também esteve na reunião.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!