Transposição - Deputado recebe denuncias e aponta STF como solução

Segundo o parlamentar, toda reunião marcada pelo governo federal, uma “marmota jurídica” nova é apresentada à bancada e aos sindicalistas que participam da audiência.

Transposição - Deputado recebe denuncias e aponta STF como solução

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Amir Lando desde que assumiu o mandato tem acompanhado de perto o imbróglio da transposição de servidores estaduais de Rondônia aos quadros da União. Segundo o parlamentar, toda reunião marcada pelo governo federal, uma “marmota jurídica” nova é apresentada à bancada e aos sindicalistas que participam da audiência.

Um grupo de servidores já transpostos procurou o parlamentar para fazer uma denúncia sobre o erro grave no enquadramento deles. Segundo esses servidores, que compõem a categoria de médico legista, classe especial, a SAMF/RO não considera servidores beneficiados pela transposição oriundos do Ex-território/RO, criando com isso, uma nova categoria de policiais civis, com nova tabela de salário, que no entendimento deles seriam os valores da tabela dos policiais do ex-território, mas, com valores referentes a fevereiro de 2009, sem perspectiva nenhuma de aumento salarial para o futuro, com direito apenas ao ingresso aos quadros da União.

Segundo Amir Lando, “Já estamos em 2013 e esses servidores já perderam os aumentos concedidos pelo governo Dilma de 5% neste mesmo ano, mais 5% em 2014 e os 5% de 2015 que os demais servidores teriam direito”, frisou.

Os servidores querem que o parlamentar intervenha junto ao Ministério do Planejamento para corrigir essa discrepância que poderá também se estender aos demais servidores de outras categorias funcionais.

Outra denúncia feita pelos servidores é que os 48 “transpostos” ainda não figuram no sistema Siape como federais e com isso não podem ingressar com o Abono de Permanência e nem com a aposentadoria. “Simplesmente não existem ainda”, disse um servidor.

Com esse impasse, a contribuição social deles não existe também e não poderão ter direito a correção salarial como os servidores do ex-território.

O deputado Amir Lando depois de sucessivas reuniões com o governo federal sobre esse assunto chegou à conclusão que no momento se deve ingressar com um Mandado de Segurança por Omissão à Constituição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer cumprir o que está disposto na Emenda Constitucional 60, por parte do governo federal e resolver de vez essa situação. Em conversa com o governador Confúcio Moura, o Estado de Rondônia resolveu definitivamente ingressar com essa ação o mais rápido possível.

Com essa medida, Amir Lando acredita fazer Justiça com os servidores. “O entendimento da norma fundamental é clara, mas, o governo federal não quer ter mais esse prejuízo. O STF fará com que a CF/88 seja cumprida”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS