ALE-RO aprecia vetos do Poder Executivo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os deputados apreciaram nesta semana na Assembleia Legislativa, vetos e projeto de lei, durante votação única. Dentre os vetos estão o que faz alteração na lei de criação da Idaron; ao projeto de lei sobre a estrutura organizacional e o PCCR dos servidores da Controladora Geral do Estado e ao projeto de lei que dispunha sobre que determinava a colocação de lápide alusiva a homenageados em bens imóveis públicos estaduais.
O veto parcial nº 20/2014 ao projeto de lei complementar nº 172/2013 de autoria do Poder Executivo que acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 125, de 19 de julho de 1999, que cria a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), teve parecer contrário ao veto pelo relator, deputado Kaká Mendonça (PTB).
O veto foi referente à Emenda que determina que as multas efetivadas até 31 de dezembro de 2012 que estejam ou não inscritas na Dívida Ativa terão desconto de 80% dos juros de mora e 60% da multa, com pagamento à vista; e, desconto de 70% dos juros de mora e 50% da multa, para pagamentos em parcelas de até 18 meses. O veto foi rejeitado pelos deputados.
O veto parcial nº 19/2014 ao projeto de lei complementar nº 175/2013, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a estrutura organizacional, as funções institucionais, quadro de pessoal, Plano de carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores da Controladoria-Geral do Estado, teve como relator o deputado Adelino Follador (DEM) que foi contrário ao veto, mas mesmo assim, o veto foi mantido.
De acordo com o Governo são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que dispõem sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração; servidores públicos do Estado, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade; além da Emenda ao projeto de lei complementar gerar uma despesa para o Estado, uma vez que alterou a simbologia de cargos comissionados, majorando valores.
Também foi mantido o veto total nº 134/2014 ao projeto de lei nº 802/2013 de autoria do deputado Hermínio Coelho (PSD) que dispõe sobre a colocação de lápide alusiva a homenageados em bens imóveis públicos estaduais.
Utilidade Pública: Foi aprovado em primeira e segunda votação o projeto de lei nº 1176/2014 de autoria do deputado Edvaldo Soares (PMDB), que declara como Utilidade Pública a Associação dos Visitantes Voluntários Semeando Amor (AVV), localizada em Jaru.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!