Valério e ex-sócio são condenados pelo mensalão mineiro

Valério e ex-sócio são condenados pelo mensalão mineiro

Valério e ex-sócio são condenados pelo mensalão mineiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O MPF (Ministério Público Federal) obteve, em Minas Gerais, a condenação do ex-publicitário Marcos Valério, já condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ser o operador do mensalão petista, e seu ex-sócio e ex-advogado, Rogério Tolentino, no processo do mensalão mineiro, ambos pelo crime de corrupção.

Valério foi condenado por corrupção ativa, e Tolentino, por corrupção passiva. Ambos terão de cumprir pena de quatro anos e quatro meses de prisão, mas ainda cabem recursos. A sentença é da 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte.

De acordo com a denúncia, entre setembro e outubro de 1998, a pedido de Valério, Tolentino teria recebido R$ 303 mil para, como juiz do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), favorecer a candidatura de Eduardo Azeredo (PSDB), que à época tentava a reeleição para o governo de Minas.

Azeredo é atualmente deputado federal e enfrenta atualmente um pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que quer que o STF (Supremo Tribunal Federal) o condene a uma pena de 22 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 451 mil por participação no esquema.

Nas alegações finais entregues ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro. O deputado voltou a dizer nesta terça-feira que não há provas contra ele.

Segundo o MPF, Tolentino, enquanto atuou como membro do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas, entre 1998 e 2000, "votou sistematicamente em prol das teses sustentadas pelo partido do candidato Eduardo Azeredo e seu vice, ainda que ao final não tenham sido todas acatadas pelo órgão colegiado. Os votos eram concomitantes aos recebimentos das quantias, para as quais inexiste qualquer lastro e mediante dissimulação de sua origem".

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Tolentino teria recebido 303,3 mil reais no esquema . Ele posteriormente, repassaria o dinheiro para favorecer Azeredo e seu vice Clésio Andrade. Na denúncia, o MPF também acusou os réus de lavagem de dinheiro, mas a juíza considerou que eles não seriam capazes de “dissimular a origem de recurso advindo da prática de crime contra a Administração Pública”. O processo foi desmembrado e as acusações contra Azeredo correm no STF.

A tese principal de defesa, que consisten na afirmação de que os pagamentos feitos a Rogério Tolentino decorriam da prestação de serviços advocatícios prestados a Marcos Valério e suas empresas, foi considerada pela magistrada “inteiramente graciosa e desprovida de mínima verossimilhança, à míngua do menor suporte fático ou documental”.

"A estrutura construída para obter recursos públicos tinha como ponto de partida a simulação ou superfaturamento de contratos de publicidade junto a órgãos da Administração direta e indireta do Estado de Minas Gerais, bem como a empresas que tivessem interesses econômicos a serem favorecidos com o esquema", diz a decisão judicial.

"Eu não tenho conhecimento dessa condenação e só vamos nos pronunciar após ter ciência do assunto", afirmou Marcelo Leonardo, advogado de Valério. Procurado pelo UOL, o advogado de Tolentino não foi localizado até a publicação desta matéria.

Na denúncia, o MPF também acusou os réus de lavagem de dinheiro, mas a juíza considerou que os depósitos efetuados nas contas de Rogério Tolentino e de sua mulher Vera Tolentino, apesar de configurarem “prova inconteste do crime de corrupção ativa e passiva”, não seriam capazes de “dissimular a origem de recurso advindo da prática de crime contra a Administração Pública”. O MPF recorreu da absolvição.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS