Amir Lando cobra a regularização de assentamentos

Amir Lando cobra a regularização de assentamentos

Amir Lando cobra a regularização de assentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) esteve ontem com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Carlos Mário Guedes de Guedes para tratar de questões agrárias do Estado de Rondônia.
O parlamentar manifestou a sua preocupação com a desapropriação da Gleba Fry, próximo ao município de Ariquemes. Segundo o deputado, aproximadamente 170 famílias foram despejadas da margem da rodovia RO-01. “São homens, mulheres e crianças que estão de baixo da lona há quase dois anos e que esperam por uma oportunidade de ter sua própria terra. O presidente do INCRA me garantiu a prioridade e o compromisso para resolver este caso brevemente”, disse Amir Lando.
A Gleba do Galo Velho, que é uma área de quase 100 mil hectares, situada no município de Cujubim, também foi pauta da audiência. Segundo o parlamentar, parte do terreno já foi desapropriado pelo próprio governo e também por ações diretas. “Eu disse ao presidente Guedes que esta área já está à disposição do INCRA e que o governo pode ordenar a ocupação, oferecendo garantias e, sobretudo, obras de infraestrutura, como postos de saúde, escolas de qualidade e estradas vicinais para escoar a produção”, afirmou. O deputado levou ao conhecimento do presidente que já conversou com o procurador-geral do Estado para antecipar a solução de eventuais problemas jurídicos que possam inviabilizar a ocupação ordenada.
Sobre o seringal Porto Franco, situado numa área de 18 mil hectares, no município de Campo Novo, o parlamentar alertou que os assentados dessa região aguardam há quase 10 anos, ao menos por um título provisório, para ter acesso ao crédito e financiamentos para trabalhar na terra. Segundo Amir Lando outro problema enfrentado pelas famílias é a paralisação para assentar o restante das famílias. “O importante é pacificar o campo e dar a terra a quem trabalha. Afinal o Estatuto da Terra define que a terra é para quem trabalha, e essa gente merece oportunidade para trabalhar honestamente”, disse.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS